Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são títulos emitidos no Brasil e lastreados em ativos estrangeiros, principalmente ações, que oferecem aos investidores locais acesso ao mercado global, possibilitando a diversificação da carteira e a exposição a grandes e renomadas companhias estrangeiras. Além disso, o universo de ativos disponíveis para escolha nos BDRs é relativamente maior do que o das ações da bolsa brasileira, com 842 BDRs atualmente em comparação com 402 empresas listadas na B3.

Nos últimos 10 anos, o volume total mensal negociado em BDRs apresentou um aumento significativo, consolidando em março de 2018 um montante de 370 milhões de reais e atingindo 12,4 bilhões em março de 2023. Esse aumento de liquidez e representatividade dos BDRs no mercado nacional, é uma boa indicação do aumento da presença dessa classe de ativos nos portfólios dos investidores.

O Índice de BDRs Não Patrocinados Global da B3 é um dos principais benchmarks relacionados aos universos de BDRs e representa o desempenho médio dos ativos que fazem parte da carteira teórica do índice. Nos últimos meses, o BDRX tem apresentado uma performance superior aos índices de ações domésticas, ficando à frente de todos os índices da B3 nas janelas de 3 meses, 6 meses, 12 meses e no ano de 2023.
A performance do índice é reflexo da performance dos ativos que fazem parte de sua carteira teórica, que são selecionados e ponderados pela própria B3. Entre os ativos com maior peso na carteira teórica do índice, destacam-se a Apple com 12,14%, a Microsoft com 9,7%, a Alphabet (controladora do Google) com 5,92% e a Amazon com aproximadamente 5%. Abaixo dessas, há outras empresas com menos de 1% no índice.
O índice é um indicador importante para entender a performance de um grupo de ativos ou setor, mas muitos ativos podem ter um desempenho muito superior ao índice. No ranking das 20 melhores performances em 2023, destacam-se empresas como Redfin, Nvidia e Meta, que apresentaram valorizações significativas.

O BDR da Redfin (atuante no setor de imóveis) teve uma performance de +91,26% apenas neste ano, e dobrou seu valor ao longo de um período maior, apresentando uma valorização de +100,5%. A Nvidia, empresa líder em tecnologia e inteligência artificial, também apresentou valorização de 78,4% neste ano e dobrou seu valor nos últimos 6 meses. Em terceiro lugar, as empresas e aplicativos mais presentes nos smartphones, como a Meta (controladora do Instagram e Facebook) e o BDR do Spotify, com valorizações de 69,7% e 60,3% neste ano, respectivamente

No entanto, também há destaques negativos no ano de 2023. O setor bancário foi diretamente impactado pelo evento do Silicon Valley Bank, derrubando seus pares ao redor do mundo. O BDR que mais desvalorizou foi o do First Republic Bank, com queda de 87,4%, seguido pelo BDR do Credit Suisse, com queda de 72,8%. Na mesma lista, temos BDRs da Charles Schwab e Banco Inter, ambas também atuantes no setor bancário, com desvalorizações de 37,8% e 27,5%, respectivamente.

Os BDRs das farmacêuticas também apresentaram destaque negativo no ano de 2023. BioNTech, Moderna e Pfizer, que foram destaques durante o período de pandemia, apresentaram queda forte, com desvalorizações de 26,9%, 25,9% e 25,3%, respectivamente. É importante destacar que as flutuações de valor dos ativos podem ocorrer por diversos fatores, como eventos externos, desempenho financeiro da empresa e perspectivas de futuro.

Os dividendos e proventos são uma forma de remuneração para os investidores que possuem ações de uma determinada empresa. No caso dos BDRs, os investidores também podem receber esses rendimentos, o que viabiliza o cálculo do dividend yield atual. Alguns BDRs pagaram mais de 10% de rendimentos nos últimos 12 meses, como é o caso do BDR da Ecopetrol, Lumen e Natwest Group.
A base de dados da Economatica possui uma cobertura completa do universo de BDRs listados na B3, oferecendo aos investidores a possibilidade de criar análises complexas, simulações de carteiras com essa classe de ativos, análises de risco e outros indicadores para colaborar com a tomada de decisão em suas posições e investimentos.

Entre em contato com nosso suporte pelo telefone (11) 4081-3800 ou pelo e-mail [email protected]. Caso seja usuário da nossa solução, teremos prazer em personalizar um estudo para você. Se ainda não for usuário da nossa plataforma, solicite um trial.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.