Antes de entrar no assunto da chinesa de Jack MA, a Alibaba (BABA34), dona da AliExpress, que teve um lucro líquido de 34,3 bilhões de yuans (US$ 4,73 bilhões) no primeiro trimestre fiscal, voltemos ao tempo. O nome não recupera a memória do clássico da literatura infantil Ali Babá e os 40 ladrões, de Luc Lefort? A história tem tudo a ver com “ganhar rios de dinheiro”, só que lá, quando foi escrita, era “tesouro”.
Em resumo, Ali Babá é um jovem que descobre por acidente um grupo de 40 ladrões em frente a uma caverna. Com medo, se esconde, e acaba ouvindo o líder do bando dizer a frase mágica: “Abre-te, Sésamo!”. Quando o grupo parte, ele repete a “senha” e descobre tesouros incalculáveis. Ele se aproveita da situação para roubar o tesouro já roubado e muda de vida, se casa com a filha de um poderoso sultão. Ali Baba consegue escapar das consequências e os ladrões são os únicos personagens que não possuem um final feliz.
Os BDRs de Alibaba (BABA34)
Falando em tesouro, como começamos este texto, a Alibaba (BABA34), gigante chinesa de tecnologia e dona da AliExpress, viu seu lucro subir 51% no primeiro trimestre fiscal. Ainda entre os meses de abril e junho, o conglomerado teve receitas de 2334,1 bilhões de yuans (US$ 32,2 bilhões), alta de 14% em relação ao mesmo período de 2022, considerado o maior aumento anual nas vendas desde o trimestre de setembro de 2021, segundo dados da Refinitiv.