Veja a analise do BB Investimentos e entenda a revisão de preço-alvo e recomendação para as ações do Grupo Mateus (GMAT3). Desse modo a analista Georgia Jorge que assina o relatório considerou a incorporação dos resultados do 2S21 e atualização das premissas macroeconômicas.

BB revisa preço-alvo e recomendação

“Revisamos o valuation do Grupo Mateus para incorporar os resultados do 2S21 e revisitar premissas de crescimento e rentabilidade do modelo, diante da elevação da inflação e da taxa de juros desde a última revisão de preço, o que impacta em nossas projeções de vendas, além das despesas operacionais e financeiras” Afirma a analista do BB.

De acordo com o relatório do BB, o novo preço-alvo para GMAT3 ao final de 2022 é de R$ 6,60 (antes R$ 11,60).

Desempenho das Ações

Segundo Georgia, os papéis GMAT3 acumulam queda de 15% desde o início deste ano (até 23/03), refletindo a preocupação dos investidores com o impacto das pressões inflacionárias sobre as vendas e a rentabilidade do Grupo no curto prazo, combinado com a decepção decorrente de um resultado referente à 2021 inferior ao estimado à época do IPO.

No curto prazo, entendemos que o cenário segue adverso para os papéis do Grupo Mateus, dada as dificuldades para repassar a inflação aos consumidores em um momento de renda real bastante pressionada, o que deve impactar os resultados dos próximos trimestres. Assim, neste momento, rebaixamos nossa recomendação para Neutra” Destaca a analista.

A tese de investimento do Grupo Mateus baseia-se:

(i) na resiliência do segmento de supermercados e hipermercados em cenários macroeconômicos desafiadores;

(ii) na sua atuação regional, o que permite que o Grupo seja capaz de entender profundamente as características, hábitos e preferências da população em seu entorno;

(iii) na combinação única de negócios entre varejo e atacado, o que propicia ganho de eficiência logística e permite a centralização de serviços de padaria, hortifruti e frios, e

(iv) na aceleração da expansão orgânica mediante o adensamento de rotas logísticas já trabalhadas e a entrada em novas cidades na sua região de atuação.

Atenção aos Riscos

Os principais riscos existentes à tese de investimento do Grupo Mateus são:

(i) concentração regional no Nordeste e Norte;

(ii) acirramento da concorrência, impactando o plano de expansão orgânica e vendas mesmas lojas;

(iii) perda de benefícios fiscais ora vigentes; e

(iv) impacto negativo do Covid-19 nas operações das lojas.

Saiba quais são as principais recomendações dos analistas

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte