Confira a análise da BB Investimentos sobre o mercado de Fundos Imobiliários. Desse modo, a corretora do banco comenta sobre a pressão no índice exercida pelos segmentos de shoppings e escritórios, além de pedir atenção aos fundamentos em meio a uma possibilidade de aumento na Selic.

BB Investimentos vê índice pressionado

Levando em consideração os efeitos da pandemia em cada setor da economia, se percebe que, em 2021, o índice tem sido pressionado justamente pelo desempenho dos FIIs dos setores de escritórios e shoppings e, em proporção inferior dada a menor representatividade, agências bancárias e hotéis.

Além disso, muitos fundos de logística também apresentam performance negativa no ano, pois apesar do momento positivo para o setor, muitos gestores lidam com desafios para a renovação de contratos a vencer e vacância (ainda que pequena, de modo geral), o que acaba “puxando o freio de mão” no movimento de valorização das cotas.

Na ponta inversa, os FIIs de recebíveis, responsáveis por ~30% do IFIX e mais defensivos em função da maior diluição de riscos vinda da elevada quantidade de papéis em sua composição, vêm apresentando bom desempenho, com alguns inclusive sendo negociados em patamares superiores a 20% seu VPA.

Atenção aos fundamentos

No curto prazo, o BB tem observado um certo anseio por parte dos investidores com relação à possibilidade de uma antecipação da alta na Selic, em função da atual pressão inflacionária.

Dessa forma, os analistas pontuam que, por mais que haja uma correlação negativa da Selic com os FIIs, a necessidade de se ater aos fundamentos do setor imobiliário e nas perspectivas de cada segmento se torna ainda mais importante, bem como à atuação dos gestores em não negligenciar os riscos do negócio


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações. E confira em FIIs as principais recomendações para o mês.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.