Confira a análise da BB Investimentos sobre o impacto da alta da Selic nos Fundos Imobiliários. Dessa maneira, a corretora do banco acredita que a taxa de juros básica em alta, embora coloque pressão nos preços das costas, pouco importa tendo em vista o retorno superior apresentado pelos FIIs.
BB Investimentos analisa impacto da Selic
Ao analisar FIIs, é preciso considerar a expectativa de retorno total, a qual consiste no montante esperado de dividendos mais o potencial de valorização das cotas. Assim, uma Selic a 2,0% ou a 2,75%, se descontado imposto de renda, traz um retorno líquido do investimento ainda bastante inferior ao yield médio que os FIIs têm pago (entre 6% e 7% ao ano, sem incidência de imposto).
Ou seja, mesmo diante da elevação recente da taxa de juros e da perspectiva de novas altas no curto prazo, o retorno proporcionado pelos fundos imobiliários ainda está em patamares consideravelmente superiores ao dos investimentos pós fixados. Além disso, pelo viés técnico, o spread atual do yield dos FIIs sobre a NTN-B está acima da média histórica, o que pode resultar na valorização das cotas na busca pela convergência aos spreads históricos.
Hedge natural contra inflação
A perspectiva de retomada econômica tende a resultar em uma valorização patrimonial (maior demanda -> elevação no preço dos aluguéis -> valorização dos imóveis), com grandes chances de apreciação no valor de mercado das cotas dos FIIs no mercado secundário.
Ademais, vale lembrar que a possível maior pressão inflacionária vinda da retomada da atividade econômica não traz impactos diretos nos fundos (há um hedge natural), dado que os contratos de aluguéis são reajustados pela inflação, bem como a remuneração dos CRIs que pagam inflação + spread.
Venha conhecer o Clube Acionista, nossa nova plataforma que reúne tudo que você precisa para investir melhor em um só lugar. O cadastro é totalmente gratuito e transformará completamente a sua experiência de investidor, contribuindo para que você faça seus investimentos da maneira mais assertiva possível.