A Basf pediu para que vários bancos apresentassem propostas para uma possível listagem da divisão de produtos químicos agrícolas da empresa, de acordo com informações da “Bloomberg”.
A companhia alemã está considerando listar sua unidade nos EUA e pode contratar consultores nas próximas semanas para iniciar esse processo, de acordo com fontes consultadas pela agência. A unidade de agroquímicos trabalha na produção de herbicidas, fungicidas e outros defensivos.
A Basf está avaliada em 16,5 bilhões de euros pelo Jefferies Financial Group.
Abiove eleva processamento de soja e prevê exportação recorde em 2025
A demanda asiática vai impulsionar a exportação de soja do Brasil em 2025. De acordo com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) o País vai processar mais soja do que o esperado na previsão feita no início do ano.
As exportações de farelo de soja foram revisadas em 23,6 milhões de toneladas para este ano, em comparação a estimativa de 22,9 milhões previstas em janeiro. O processamento de soja tem planejado atingir a máxima histórica de 57,5 milhões neste ano.
Segundo a agência Reuters, a nova previsão poderá superar o recorde de 23,14 milhões de toneladas obtido em 2024, conforme dados da Abiove. O que está impulsionando as exportações de farelo de soja é o crescimento do mercado asiático”, afirmou o diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Furlan Amaral.
O Brasil é o segundo maior exportador global de farelo de soja, atrás da Argentina.
Citi: chance de venda de plantas da Marfrig para Minerva aumenta
As chances de aprovação da venda de três plantas uruguaias da Marfrig (MRFG3) para a Minerva (BEEF3) aumentaram com a estratégia da Minerva de revender uma das unidades para o grupo indiano Allana, logo após a compra. A avaliação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Citi.
Porém, a instituição avalia que o negócio não tem impactos no cenário projetado para as companhias neste ano.
As empresas anunciaram nesta terça-feira (11) que a Minerva apresentou um pedido de compra das unidades de San José, Salto e Colônia da Marfrig à Coprodec (Comisión de Promoción Y Defensa de la Competencia), instituição reguladora de concorrência do Uruguai.
Após negativas da Coprodec, a Minerva decidiu mudar sua estratégia e condicionar a aquisição das unidades à revenda da planta em Colônia para o Allana Group. “Entendemos que essa notícia não tem impacto na Marfrig, mas pode melhorar as chances de aprovação da Minerva”, disse o Citi, em relatório.
De acordo com o banco, a Minerva vai ter menos de 40% do mercado do Uruguai se ficar com as duas plantas, em vez de três. “O segmento uruguaio sempre apresentou preocupações sobre concentração de mercado”, disse o Citi.
O post Basf considera fazer IPO da área agrícola apareceu primeiro em BPMoney.