Confira os comentários de André Perfeito, economista-chefe a corretora Necton Investimento, sobre as oscilações do barril de petróleo e possíveis consequências.

BARRIL DE PETRÓLEO SOBE 10% NA ÁSIA E ATINGE USD 130. – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

Na esteira da crise deflagrada com a guerra na Ucrânia o barril de petróleo do tipo Brent sobe 10% e atinge USD 130. Dois motivos adicionais jogam pressão sobre a commodity, a saber, i-) notícias que os EUA e a Europa irão parar de importar petróleo russo e ii-) que as negociações com o Irã não avançaram na velocidade esperada.

Esta alta, se confirmada nos negócios nos EUA nesta segunda-feira , irá impor no Brasil algumas questões que devemos monitorar com atenção. Os principais pontos são:

1-) muito provavelmente o Palácio do Planalto irá criar algum tipo de política para suavizar a elevação da gasolina, muito provavelmente via subsídio;

2-) o mercado de juros no Brasil deverá precificar ainda mais altas na SELIC. Nossa projeção deve ser revisada para cima para o patamar de 13% a 13,25%, hoje estamos com 12,25%, mas vamos esperar para ver a reação do mercado amanhã para fechar o número.

3-) a elevação dos juros ao longo da curva deverá apreciar ainda mais o Real podendo fazer romper o suporte dos R$ 5,00;

4-) outras commodities devem continuar em alta amanhã, em especial agrícolas.

A próxima reunião do COPOM será nos dias 15 e 16 de março e nesse sentido haverá alguns dias onde o mercado navegará às cegas podendo elevar o prêmio de risco e pressionado mais os juros. No entanto vale notar que a taxa já está caminhando fortemente para o campo contracionista e também é importante notar que o horizonte relevante para o BCB já não é tão fortemente 2022, mas 2023.

Sugerimos cautela, estamos ainda num momento de escalada do conflito, afinal a batalha por Kiev ainda nem começo.

NECTON| COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

Publicidade

Seu futuro financeiro em um só lugar

Segurança e facilidade caminhando juntos com você.