Bancos de Desenvolvimento tem como finalidade o financiamento a médio e longo prazo de projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região em que o estado possua controle acionário e, consequentemente, a sede do banco.

Bancos de Desenvolvimento

São instituições financeiras controladas pelas governos estaduais e tem como objetivo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e longo prazo, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

As operações passivas são:

– Depósitos a prazo

– Empréstimos externos

– Emissão ou endosso de cédulas  hipotecárias 

– Emissão de células pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico

As operações ativas  são:

– Empréstimos 

– Financiamentos

Geralmente são dirigidos ao setor privado. 

Devem ser constituídos sob forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão “banco de desenvolvimento”, seguida do nome do Estado em que tenha sede. 

Dentre alguns exemplos, temos o BNDES, mas em âmbito regional, como o Banco do Nordeste do Brasil S.A. e o Banco da Amazônia S.A.


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.