O Banco Neon foi supostamente alvo de um vazamento de dados na noite desta terça-feira, 11 de fevereiro. Em um fórum cibercriminoso, um usuário identificado como “banconeon” anunciou a captura de informações sensíveis de mais de 30 milhões de clientes do banco.
O título da publicação, “Quanto vale 30 milhões de dados de um banco brasileiro?”, dá a entender que os dados estão disponíveis para negociação. No entanto, o usuário não apresentou nenhum valor até o momento.
Segundo essa conta, o vazamento inclui informações como nome completo, CPF, CNPJ, e-mail, telefone, profissão. Além de dados como nome da mãe, renda, saldo bancário, situação na Receita Federal, perfil de conta e número da conta.
Além disso, imagens de documentos, selfies de clientes, históricos de compras — incluindo transações via Pix —, notificações e solicitações realizadas dentro do aplicativo do banco, também estão nesta cesta.
A Neon, em contato com a SpaceMoney, se posicionou sobre o assunto. Confira a nota da instituição financeira:
“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, as quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.”