Há uma perspectiva de melhoria com as mudanças nas cobranças de tributos para a promoção do desenvolvimento econômico e social. Agora, resta-nos aguardar! Nesta semana, o Ibovespa atingiu o limite inferior na faixa dos 117 – 122 mil pontos, que segue, no curto prazo, balizando os recentes movimentos do índice.
Todavia, insistentemente, o “ou vai ou racha” virou uma constante e seguirá como uma tônica durante os pregões. Ou seja, o peso dos fatores econômicos e políticos, bem como, a alta volatilidade que segue forte no mercado mostrarão qual o objetivo que se concretizará e se existirá mais espaço para novas altas.
Aguardemos, novamente, com posições táticas de Swing Trade aproveitando as fortes oscilações do mercado! O alerta permanece: muita cautela, investimentos conscientes e responsáveis.
Balizando os movimentos
As incertezas quanto aos aspectos econômicos no Brasil seguirão e, também, nos principais mercados mundiais que têm determinado uma oscilação sem a sincronia habitual. A dissonância momentânea entre os comportamentos dos principais mercados é a principal certeza nos fechamentos dos principais índices.
O próximo vencimento do ÍNDICE FUTURO, logo, a tendência para o índice Ibovespa, em agosto de 2023, continuará bastante em aberto. A atual tendência ou o início de um novo período “Bullish”, que reflete o otimismo com as altas do mercado, terá somente uma definição ao longo de um prazo maior.
A partir da exibição de dados mais concretos sob os aspectos econômicos no mundo em 2023 teremos a confirmação de tendência que já se traduz em movimento altista. Uma reversão, se ocorrer, virá acompanhada de alta volatilidade e do “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão fortes, independente da definição do movimento. Ou seja, diante de qualquer confirmação, os movimentos serão bruscos e repentinos.
Dessa forma, não há espaço para “esperar”, mas sim de realizar movimentações táticas e posicionamentos conscientes e cautelosos. Uma vez que a posição é formada, faz-se necessário assumir pontos de reforço, entrada, saída parcial e saída total, assim, limitando riscos e otimizando os retornos.
A Análise Técnica (AT), no curto prazo, alterada em 30 de junho de 2023, mostra uma faixa que se enquadra em 111.000 – 123.000 para o Ibovespa. Veja que ainda temos espaço para valorizações nos ativos individuais.
Inflação pressiona os mercados
A pressão sobre os mercados existirá uma vez que os aspectos econômicos, principalmente, os inflacionários poderão influenciar nos próximos movimentos das Bolsas. Essa é a bola da vez, por isso, alertamos sempre: ATENÇÃO SUPER REDOBRADA! “Gangorra diária” e o “Rodízio de Carteiras” continuarão ritmando o Ibovespa.
Boa sorte! Bons negócios! Bom final de semana!
Investimentos conscientes e responsáveis!