Balancete é um relatório contábil que apresenta um resumo das contas do livro razão de uma empresa em um determinado período contábil. Portanto, refere-se a um determinado período do exercício social, sendo um balanço parcial do estado patrimonial de uma empresa e sua situação econômica.
Esse documento é gerado com base nas informações do livro razão. Ou seja, fornece um resumo das transações financeiras e contábeis da empresa, como receitas, despesas, ativos e passivos.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
Como funciona o balancete
Usado para verificar a exatidão dos registros contábeis da empresa, permitindo a identificação de possíveis erros e omissões nos registros financeiros. Além disso, utilizado para a análise financeira da empresa e a tomada de decisões gerenciais.
Preparado no final de cada período contábil, geralmente mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Composto por duas colunas, sendo a primeira uma lista de todas as contas contábeis da empresa e a segunda coluna a soma do débito e crédito das contas.
Vantagens e Desvantagens
Uma das principais vantagens do balancete é que ele fornece uma visão geral da situação financeira da empresa em um determinado período, permitindo a identificação de áreas que precisam de atenção especial e o planejamento financeiro para o futuro. Além disso, o balancete ajuda a garantir a conformidade contábil e fiscal da empresa.
Entre as desvantagens do balancete, está o fato de que ele é uma representação simplificada dos registros contábeis da empresa, não fornecendo informações detalhadas sobre as transações financeiras individuais. Portanto, com a possibilidade de ser afetado por erros ou omissões.
A precisão dos dados está diretamente ligado à competência e credibilidade do negócio. Em suma, toda informação contábil é de grande relevância para o investidor. Contribuindo no processo de decisão e acompanhamento de cada investimento.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.