Os trabalhos de orientação sobre ações de apoio à comercialização dos produtos extrativos não param. Nesta semana, técnicos da Conab se reúnem com extrativistas de piaçava no estado da Bahia que participam da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). O objetivo é explicar sobre as regras de participação da Política a fim de orientar quanto ao acesso ao programa de subvenção.
Os encontros acontecem nos municípios baianos de Ituberá, Nilo Peçanha e Belmonte. Os extrativistas têm a oportunidade de conhecer melhor os normativos da PGPMBio, além dos produtos contemplados, limites de acesso, preços mínimos estipulados pelo governo federal, entre outros requisitos. Essas reuniões, também são uma oportunidade de aprimorar e fortalecer a execução da política pública, e identificar os desafios enfrentados pelas comunidades extrativistas da região.
A PGPMBio é uma ferramenta de empoderamento dos extrativistas, a partir da garantia de renda aliada à preservação do meio ambiente. Por meio da Política, a Conab oferece subvenção direta aos extrativistas, pagando um bônus após a comprovação da venda do seu produto por um preço inferior ao fixado pelo governo federal, de forma a ser um instrumento de incentivo econômico ao uso sustentável dos biomas brasileiros, proporcionando a melhoria de renda a povos e comunidades tradicionais.
Atualmente, a PGPMBio garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]