Os baby boomers se destacam como a geração mais rica da história, mas o que levou a essa distinção? O Relatório Global de Riqueza 2024 da Allianz revela como essa geração, nascida entre 1946 e 1964, acumulou riqueza como nenhuma outra, enquanto os millennials enfrentam desafios que os tornam “os maiores perdedores” na corrida pela acumulação patrimonial.

O paradoxo da riqueza

O crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial impulsionou os baby boomers a alcançar níveis de riqueza sem precedentes. Assim, se beneficiando de uma economia em expansão, moradia acessível e um mercado de ações em alta.

Por outro lado, os millennials, nascidos entre 1981 e 1996, enfrentaram crises financeiras, aumento da desigualdade e, mais recentemente, a pandemia de COVID-19. O Relatório da Allianz aponta que a crise de 2008 interrompeu as carreiras de muitos millennials, enquanto o mercado imobiliário se tornava cada vez mais inacessível, dificultando a construção de patrimônio.

A diferença entre as gerações

A riqueza dos baby boomers se consolidou devido a fatores favoráveis, como a estabilidade no emprego e o crescimento do mercado imobiliário nas décadas de 1970 e 1980. Em contraste, os millennials acumulam menos riqueza.

Por exemplo, um millennial típico que poupou 10% da sua renda desde o nascimento verá um patrimônio equivalente a 430% de sua renda ao longo da vida, em comparação aos 850% dos boomers. Por outro lado, a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) se situam no meio, a Geração Z, que começa a entrar no mercado de trabalho, apresenta projeções mais promissoras, com a expectativa de acumular 766% da renda até 2063.

Investidores que buscam crescimento além dos Baby Boomers

Planejar suas finanças de forma eficaz é possível e não depende de idade. Portanto, busque plataformas que ajude no poder de decisão e facilite a sua vida em relação aos investimentos. Por exemplo, o Clube Acionista, pois a plataforma disponibiliza as análises e tendências de diversas casas, analistas e instituições externas e reúne tudo em um só lugar.

Considere direcionar parte dos seus investimentos para setores em crescimento, como tecnologia e energia renovável. Esses segmentos oferecem oportunidades valiosas para acumular patrimônio a longo prazo.

Conforme alguns analistas, a estimativa é que a grande transferência de riqueza deverá ocorrer até 2045. Até lá existem mais de US$ 84 trilhões esperados para serem herdados. Portanto, prepare-se para o volume de dinheiro no universo financeiro hoje.