A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é uma empresa privada que resulta da combinação de negócios entre a Bolas de Valores Brasileira, BM&FBovespa e a Cetip. Portanto, o nome é a sigla que representou a união das três empresas.
Atualmente é a principal bolsa de valores do país. Fundada em 1965, a B3 é responsável por oferecer uma plataforma para negociação de ativos financeiros, tais como ações, títulos, moedas e commodities. Ou seja, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro, organizando e viabilizando atividades de negociação, pós-negociação, registro, financiamentos, serviços de dados e tecnologia.
Em março de 2017, iniciou-se uma nova etapa com a combinação dos negócios da BM&FBOVESPA e CETIP. Assim, unindo a bolsa de valores, mercadorias e futuros ao mercado de balcão.
Mais sobre a B3
Assim, opera como contraparte central garantidora em seus mercados, além do serviço de central depositária, tornando a B3 uma empresa verticalmente integrada.
No mercado de balcão, atua provendo infraestrutura para registro de instrumentos financeiros por bancos e derivativos customizados. Assim como para o registro e depósito de títulos de dívida corporativa.
Para a cadeia de financiamento de veículos e imóveis, oferecem produtos e serviços que aceleram o processo de análise e aprovação de crédito em território nacional.
Em resumo, a B3 é a principal bolsa de valores do Brasil, responsável por oferecer uma plataforma para negociação de ativos financeiros. Bem como, levantamento de capital por empresas e governos, fornecimento de informações financeiras atualizadas e ferramentas de gestão de risco para investidores.