A carteira teórica do Ibovespa está com grandes apostas para o mercado financeiro. Dessa forma, nesta segunda-feira (16), a B3 (B3SA3) divulgou a segunda prévia das ações que devem fazer parte do índice. Entre as principais escolhas, estão a Petz (PETZ3) e Dexco (DTEX3).
Na primeira prévia, divulgada no início de agosto, os ativos da Alpargatas (ALPA4), Banco Inter (BIDI4), Banco Pan (BPAN4), Méliuz (CASH3) e Rede D’Or (RDOR3) tinham sido incluídos.
Carteira do Ibovespa e suas escolhas
De quatro em quatro meses, a Bolsa de Valores reavalia as ações que fazem parte da carteira do Ibovespa. A seleção é constituída por papéis com critérios de representatividade no mercado. Dessa forma, para serem incluídos, eles precisam estar presentes em 95% dos pregões do último ano.
Os parâmetros utilizados pela B3 para entrar na revisão tem como propósito selecionar ações classificadas como as mais sólidas. Logo, devem ter um volume financeiro relevante, além disso, o valor unitário não pode ser inferior a um real.
Em suma, 84 ações pertencem à carteira teórica do Ibovespa atualmente. Caso a seleção seja confirmada na terceira prévia, serão 91 ações.
Principais ações
A Vale (VALE3) tem a maior participação no Ibovespa, com 13,942%. No entanto, o Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4), Bradesco (BBDC4), B3 (B3SA3), Petrobras ON (PETR3) e Ambev (ABEV3) aparecem logo em seguida.
Além destas ações, algumas outras foram sugeridas por especialistas para entrar na carteira. Por exemplo, a Fleury (FLRY3), Ecorodovias (ECOR3) e Engie Brasil (EGIE3).
OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.