B3 anunciou que vai mudar a precificação das negociações e pós-negociações no mercado à vista, central depositária e empréstimo de ativos. O anúncio vem após a cia chegar a um acordo sobre a precificação de serviços de CDS com uma possível concorrente e a resolução da CVM sobre o funcionamento de mais de uma bolsa no Brasil.

No mercado de ações, as mudanças incluem: i) tarifas menores para investidores com maiores volunes; ii) criação de programa de incentivo para grandes day traders; iii) tarifa mensal de manutenção de conta de custódia cai para zero; e iii) tarifas menores para negociação eletrônica. Já no mercado de balcão, as principais mudanças são relacionadas a simplificação de cobranças e a adequação de tarifas considerando a complexidade dos produtos e o tamanho dos ativos geridos pelo fundo.

Para dar mais cor sobre o potencial impacto financeiro, a B3 calcula que as mudanças poderiam ter reduzido suas receitas em R$ 250 milhões nos últimos 12 meses.

Segundo XP

Embora nosso pensamento seja de que o movimento é negativo, pois deve baixar as projeções de lucro da empresa, algumas das mudanças já eram esperadas pelo mercado, principalmente pelo cenário que se forma de maior possibilidade de competição.

Agora a B3 espera progressos nas discussões junto ao governo federal para a simplificação da cobrança de imposto de renda para os investidores de renda variável.

Segundo Genial

Essa é uma demanda bastante antiga do mercado e será mais uma frente a ser enfrentada para ajudar a popularizar os investimentos em ações no País.

Por Boletins: XP Investimentos e Genial Investimentos

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!