A Azul divulgou seus dados operacionais referentes a março de 2021, mostrando um avanço tanto na oferta de assentos (ASK) quanto na demanda por assentos (RPK) de 11,2% e 15,4% respectivamente em relação a março de 2020, na operação doméstica. Nas operações internacionais as quedas continuam ao redor de 90% no período.
No Trimestre a companhia apresentou um resultado consolidado de queda de 27,3% na oferta de assentos (ASK) e de -23% na demanda por assentos no período.
A taxa de ocupação ficou em 76,4%, queda de 4,6 pontos percentuais.
Impacto: Positivo. O crescimento na oferta e demanda por assentos no mês de março na comparação com o mesmo mês do ano passado deve ser visto como uma boa notícia. Apesar do agravamento da pandemia nesse período no Brasil, vemos que a Azul segue com modelo de negócio muito resiliente. Em comparação, a Gol apresentou queda de 50% na oferta e demanda por assentos no mesmo período. Seguimos com visão positiva para o setor, principalmente para o segundo semestre, em meio ao avanço na vacinação da população que pode impulsionar os resultados das companhias no 2º Semestre.
PLANNER: Azul (AZUL4) – Dados operacionais de março/2021
Principais destaques (mar/21 sobre mar/20):
• Tráfego de passageiros domésticos (RPKs) – aumento de 11,2%;
• Capacidade doméstica (ASKs) – 15.4%;
• Taxa de ocupação: 71.7%, 2,7% pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2020;
• Adequação da frota durante a segunda onda da pandemia;
• O tráfego internacional sofreu mais por conta das restrições a viagens internacionais.
No acumulado do 1T21, os números são fracos, pelo mesmo motivo (pandemia).
Tabela resumo de desempenho:
A ação AZUL4 encerrou cotada a R$ 39,96 com alta de 1,7% no ano.