A primeira pessoa que você vai liderar é você mesma. Aprender que conquistamos o direito natural de liderar alguém, uma equipe, quando elas veem que nós conduzimos bem a nós mesmas em nossas vidas.

Fazer uma análise sobre como estamos agindo, qual papel tem desempenhado na própria vida, quais ações tem norteado o cotidiano é uma forma de preparo do caminho talvez para uma missão iminente muito próxima.

A autodisciplina é a habilidade de engajar-se a ações mesmo que isso cause desconforto, mesmo que não goste da tarefa, da rotina, será preciso executar. É ter pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal, e sem disciplina, você nunca irá a lugar nenhum. Você pode ter um potencial enorme, mas sem disciplina terá dificuldade de atingir seus objetivos.

Saiba que terás distrações, agitação de pessoas ou de você mesma que poderão tirar seu foco, será como enfrentar grandes batalhas diárias, e que ainda que pequenos serão períodos de crescimento.

Algumas dicas simples para exercitar:

Cuide do seu tempo: Estabeleça prazos realistas, será mais fácil de cumprir.

Autoconhecimento: conheça seus pontos fortes e suas limitações, você poderá fortalecer aquilo que faz bem e buscar competência naquilo que é mais fraca.

Delegue responsabilidades: você não precisa fazer tudo sozinha, além de ganhar tempo, ganha qualidade.

Saiba dizer não: entenda suas prioridades, não assuma o que não poderá cumprir, assim estabelecerá confiança.

Use a tecnologia: saiba quais ferramentas poderão lhe ajudar no gerenciamento de suas atividades para otimizar seu tempo, e excluindo aquilo que demanda mais energia.

Equilíbrio: sim, equilíbrio é uma forma de manter-se focada quando for preciso, medite, exercite-se, alimentação saudável, lazer, orar tudo que traga bem estar e conexão.

Desafie-se: sair da sua zona de conforto é uma forma de aprender a liderar com suas emoções, com o novo, a proatividade, solucionar problemas, inovar quem sabe pode ser um grande exercício.

Você demonstra paixão pelo que faz por você e pelos outros?

Se a vida te empurrou para fora dos trilhos, volte e pense o que pode motivá-la novamente.

Pois o sucesso verdadeiro é medido pela sucessão. E uma liderança transformacional, em que a vida das pessoas é mudada de dentro para fora, pode ser influenciada.

Se você, como líder, for transformada, então não poderá deixar de influenciar o mundo ao seu redor.

E a autodisciplina não é somente uma habilidade, é o caminho para o sucesso em tudo que decidir fazer.

Janaína Lima

Imagem: Arquivo Pessoal

Apaixonada pelo desenvolvimento humano! Neurocoach, Mestranda em coach pessoal e liderança organizacional, Especialista em Neurobusiness. É líder do Comitê 80 em 8 Porto Alegre. wwww.janalimaoficial

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte