Quando falamos em autocuidado logo vem à mente cuidados com o corpo, estética, alimentação, meditação e por aí vai. Esse pensamento não está errado, mas o autocuidado vai muito além. Ele é um conjunto de atitudes que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover uma melhor qualidade de vida a si mesmo.

O autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nosso poder de tomada de decisões, aumentando a nossa autoconfiança frente aos desafios diários. É buscar todas as necessidades que o corpo e a mente exigem. É aperfeiçoar a cada dia o estilo de vida, é evitar hábitos maléficos, é adotar medidas de prevenção a doenças e situações de risco. E ele envolve várias áreas da vida, inclusive a financeira.

O Autocuidado Financeiro consiste em termos um relacionamento saudável com o dinheiro, e não viver estressado por causa dele.  A relação que estabelecemos com o dinheiro está diretamente ligada com a tranquilidade que queremos ter em nossa vida financeira. E para que ela aconteça, é fundamental existir um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta, organizando as contas, tendo um bom planejamento e poupando dinheiro para realizar sonhos.

Como pôr em prática o Autocuidado Financeiro

Separei aqui três passos fundamentais para colocar em prática, ainda hoje, o autocuidado na sua vida financeira:

  • Tenha consciência dos seus hábitos de consumo: A vida corrida, ditada por uma mídia consumista onde comprar pode lhe trazer grande prazer e realização, chegou com tudo na vida das pessoas. Esse mundo consumista tem nos levado a um círculo vicioso de trabalhar mais, para comprar mais, para mostrar mais. Por isso a importância de reavaliar os hábitos de consumo de forma urgente.

Num processo de compra, seja ele qual for, você precisa fazer as seguintes perguntas:

Eu preciso ou eu quero?
Tenho condições de pagar neste momento?
Posso adiar essa compra sem ter prejuízo?

  • Procure conhecer suas despesas: Agora é o momento de fazer um levantamento minucioso de todas as suas despesas, as fixas, as variáveis e os gastos extras. É fundamental saber exatamente o que você tem de contas básicas, o que você tem de supérfluo e quanto você está devendo. Reveja o seu orçamento mensal para saber a sua real capacidade de pagamento. Você pode utilizar um aplicativo de celular, uma planilha em Excel ou até mesmo um caderno. O importante é fazer o registro correto de todos os seus ganhos mensais e todas as suas despesas.
  • Poupe dinheiro: Crie o hábito de poupar dinheiro antes de sair por aí gastando, construindo uma vida financeira mais tranquila. Tenha metas e objetivos bem definidos, corte gastos desnecessários, economize. E o mais importante, separe pequenos valores semanais e comece a guardar. Procure um investimento seguro para investir o seu dinheiro poupado e faça ele trabalhar para você com a ajuda dos juros compostos.

Poupar para realizar seus sonhos, esse é o caminho do Autocuidado Financeiro!

Que tal começar ainda hoje?

Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte