Entre os principais destaques do trimestre, encontram-se:

• Aumento da Receita Líquida em 25,3% comparado ao 1T19. A receita totalizou R$ 5,3 bilhões;

• Ebitda encerrou o trimestre em R$ 369,4 milhões, representando crescimento de 36,8% vs. 1T19. A margem Ebitda ficou em 7,1%, 0,6 pontos percentuais acima que o 1T19 e 0,1 ponto percentual acima do 4T19;

• O Lucro Líquido totalizou R$ 152,8 milhões, aumento de 44,8% vs. 1T19;

• Seu Market Share aumentou em 1,1 ponto percentual, com ganho de 1,6 em São Paulo;

• A companhia abriu 39 lojas no trimestre e encerrou 5 outras, totalizando 2.107 unidades em operação. Algo que acabou beneficiando a companhia no trimestre foi o início da transformação digital em 2019. Isso porque o aumento da demanda digital, resultou em um volume de atendimentos quase três vezes maior do que o anterior. Além disso, a infraestrutura omnichannel vem sendo ampliada desde o início da pandemia.

O número de lojas com entregas totalizou 191 lojas em 46 cidades no final de março, frente a 131 lojas em 27 cidades no final do ano de 2019. Desejam ainda chegar a 340 lojas em 174 cidades até o final de junho, o que será fundamental para que alavanquem as entregas rápidas com abrangência nacional.

Ainda, introduziram um programa de entrega de bairro dentro de um raio de 300 metros das suas lojas para quem faz pedidos diretamente às lojas por telefone ou rede social, com entrega imediata e gratuita, e instituímos também a retirada de pedidos na calçada e por drive-thru.

Mesmo com muitos comércios fechados temporariamente, 95% de suas farmácias continuam abertas, sendo a exceção as filiais localizadas em shoppings.

Além disso, as vendas no trimestre foram significativamente acima do normal durante as duas semanas anteriores às restrições. Durante este período, a demanda foi concentrada em medicamentos, especialmente itens de OTC, às custas de HPC. Contudo, as vendas começaram a cair a partir do final de março, resultando em um crescimento total consolidado das vendas no período entre 1 e 27 de abril de 2,2% sobre o mesmo período de 2019, em parte devido ao fechamento de aproximadamente 5% das lojas fechadas por causa do COVID-19.

Impacto: Positivo. A companhia acabou sendo beneficiada no período devido ao business em que trabalha. Por ser um serviço essencial manteve a grande maioria de suas lojas abertas e ainda contou com um significativo aumento de sua demanda. Ainda,seu resultado superou a expectativa do mercado.

PLANNER: RAIADROGASIL (RADL3) – Lucro líquido de R$ 152,8 milhões no 1T20 (+44,8% s/ o 1T19)

A companhia encerrou registrou um bom resultado no 1T20, com o lucro líquido ajustado totalizando R$ 152,8 milhões, crescimento de 44,8% sobre o 1T19. A margem líquida de 2,9%, aumentou 0,4 ponto percentual sobre o 1T19.

A RD mostrou crescimento nas principais contas. A receita liquida somou R$ 5,21 bilhões contra R$ 4,15 bilhões no 1T19 (+25,3%).

O EBITDA atingiu R$ 369,3 milhões ante R$ 2701, milhões no mesmo período de 2019, (+36,8%)

O fluxo de caixa livre ficou negativo em R$ 48,1 milhões e houve um consumo de caixa de R4 40,8 milhões, decorrentes dos investimentos realizados no período.

A companhia encerrou o 1T20 com uma dívida líquida de R$ 964,2 milhões contra R$ 937,9 milhões no mesmo período de 2019. A Dívida Líquida Ajustada sobre o EBITDA foi de 0,7x, sendo 0,1x menor quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Mercado – Com o aumento da demanda digital, o volume de atendimentos quase triplicou. O Compre & Retire já está disponível em 100% das lojas, e o número de lojas com entregas totalizou 191 lojas em 46 cidades no final de março, frente a 131 lojas em 27 cidades no final do ano. O objetivo é chegar a 340 lojas em 174 cidades até o final de junho.

Apesar das restrições impostas nas atividades comerciais e sociais, 95% de nossas farmácias continuam abertas, sendo a exceção as filiais localizadas em shoppings.

As vendas no trimestre foram significativamente acima do normal durante as duas semanas anteriores às restrições. Durante esse pico, a demanda foi concentrada em medicamentos, especialmente itens de OTC, às custas de HPC. Contudo, as vendas começaram a cair a partir do final de março, resultando em um crescimento total consolidado das vendas no período entre 1 e 27 de abril de 2,2% sobre o mesmo período de 2019 (incluindo efeito calendário de – 2,8%), em parte devido ao fechamento de aproximadamente 5% das lojas fechadas por causa do COVID-19, todas localizadas em shopping centers.

Inaugurações – Foram inauguradas 39 lojas e fechadas 5 no 1T20, encerrando o trimestre com 2.107 lojas. No final do período, 34,1% das lojas ainda estavam em processo de maturação, ainda não atingindo todo o potencial de receita e rentabilidade. Das 5 lojas encerradas no trimestre, uma ainda estava no processo de maturação. Todos os encerramentos foram feitos buscando a otimização do portfólio de lojas, com expectativas positivas de retorno associadas a eles.

Guidance – O objetivo é a 240 aberturas brutas para 2020, refletindo a manutenção das estratégias de longo prazo, mesmo diante do Covid-19.

A participação nacional de mercado atingiu 13,8% no trimestre, um incremento de 1,1 ponto percentual quando comparado ao 1T19. Houve aumento de participação de mercado em todas as seis regiões em que a empresa opera.

Ontem a ação RADL3 encerrou cotada a R$ 110,65 com queda de 0,8% no ano.

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