Transcorrido o último trimestre apresento as variações na Carteira IMA 90. Para hoje, eventos econômicos ao redor do mundo darão o rumo do Ibovespa que permanece, no momento, em sincronia com a direção das principais Bolsas mundiais. A predominância de volatilidade alta no IB que tenta retomar o rumo aos 121, uma “barreira” são os 116/117. A regra geral é a alta volatilidade. A indefinição permanecerá ou a recuperação fará parte de um movimento altista? Muitas perguntas sem respostas definitivas.
A Análise Técnica (AT), “relacionou” um novo intervalo dos 107.000 – 121.000, pós-eleição. Essa exuberância no índice IB terá uma consistência e a expectativa para o próximo vencimento em dezembro, poderá ser alterada se houver superação consistente dos 121. Será o início de um novo período “Bullish”? A reversão, se ocorrer, virá com alta volatilidade e o “Efeito Gangorra” que sempre permanecerão forte.
Nova atualização da Carteira IMA 90
O objetivo da Carteira IMA 90 sempre foi construir um conjunto de papéis que pudessem rentabilizar acima dos principais índices de mercado: IBOV, BOVA11 e IBX50. A carteira foi iniciada em 26/11/2021 e apresenta rentabilidade acumulada de 22,42% contra 11,15% do Ibovespa e 13,49% do IBX50.
Nesta atualização, dois novos ativos foram adicionado e os ativos mantidos seguem com recomendação de compra.
Avaliação do último período:
Durante o período de 18 de julho a 14 de outubro a tendência “Bearish” permaneceu… segue a incerteza se, as recuperações que houve no período, seriam meros repiques ou uma possível mudança da tendência para “Bullish”. De fato, não há a princípio, no curto prazo – ou até em extensão maior– uma resposta concreta que assegure tal reversão. Assim sendo, dadas as peculiaridades de suas composições em ativos, o IMA 90 resultou, a partir de quaisquer dos benchmarks utilizados, em performance aquém do esperado. Por outro lado, mesmo tendo prevalecida alta volatilidade e forte alternância neste período de 15 julho a 14 outubro, reafirmamos a plena convicção nos ativos sugeridos.
Assim sendo, a CARTEIRA TRIMESTRAL sugerida em 18 de julho, reavaliada agora em 14 de outubro, permanecerá com os 15 ativos já, anteriormente, escolhidos e, ainda, será reforçada, em 17 de outubro, com DOIS novos ativos, cujo período se encerrará em 13 de janeiro de 2023.
O movimento do IBOVESPA, no próximo período a partir de 17 outubro, deverá ficar –envolta com uma alta volatilidade– em um amplo intervalo 107.000 – 127.000, de acordo com a Análise Técnica (AT). Assim, a principal faixa de oscilação do IB, após esta revisão, será neste mesmo intervalo que poderá ser também a faixa para o fechamento do ano de 2022.
Repiques e oscilações continuarão bem bruscas. Redobre a atenção!
Análise geral da Carteira
- Total da Carteira desde o início: 22,42%
- Rentabilidade com proventos no ano (2022): 3,30%
Acompanhe a Carteira do IMA 90 para janeiro de 2023! Veja por aqui.
Boa sorte! Bons negócios!
Investimentos conscientes e responsáveis!
Imã atrai bons investimentos!