A Atmos irá investir R$ 810 milhões na Compass Gás e Energia, empresa controlada pelo grupo de energia e infraestrutura Cosan. A gestora possuirá 4,68% da empresa com a transação, sendo o maior investimento por ela em uma empresa privada, que hoje administra R$ 17 bilhões.

Vale salientar que a Compass havia cancelado o seu IPO em setembro de 2020 pelo fato do mercado ter tornado-se mais hostil para o movimento. Ela está em negociação com a Petrobras para adquirir 51% da Gaspetro, mas a previsão da conclusão da operação é para 2022; o que reduziria a relação dívida liquida sobre Ebitda de 1,6x para 1,3x.

A Atios acredita que a Compass será capaz de deixar as distribuidoras estaduais com a excelência operacional assim como a Cosan fez com a Comgas. Ela ainda diz que a Compass deve aproveitar o grande aumento que o Brasil terá na produção de gás natural nos próximos 10 anos pois já está muito bem posicionada.

Impacto: Positivo. A Atmos ao fazer o investimento corrobora com a boa administração realizada pela Cosan para com as suas empresas e que deverá ter no futuro grandes oportunidades no setor de gás. O investimento permite redução da alavancagem da empresa antes do IPO, o que abre espaço para novos investimentos mesmo enquanto permanece com o capital fechado.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.