A atividade on-chain, que se refere às transações e interações dentro de redes blockchain, apresentou um aumento em 2024. Uma das plataformas responsáveis por esse crescimento é a Ethereum e suas soluções de Camada 2 (L2) que registraram um crescimento desde o começo do ano.  

De acordo com um novo relatório do terceiro trimestre divulgado pela Coinbase Institutional em parceria com a Glassnode, o número médio de endereços ativos diários nas principais blockchains subiu 127% no primeiro semestre deste ano.  

Este crescimento é atribuído a um aumento na atividade nas soluções de Camada 2, que são projetadas para melhorar a eficiência do Ethereum. O Ethereum tem se destacado por sua escalabilidade e adoção contínua de soluções L2.  

Conforme os dados da plataforma de análise Ethereum Growthepie, as L2s mais proeminentes, como Linea, Base e Arbitrum, lideram o mercado com um total combinado de 1,8 milhão de endereços ativos diários. Esse desenvolvimento tem atraído tanto grupos institucionais voltados para o lucro quanto indivíduos interessados em comprar ativos digitais, como NFTs. 

Em uma declaração feita em maio de 2024, Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, destacou que as soluções L2 se tornaram “o campo de jogo definitivo para a ação” dos investidores institucionais.  

Como resultado, o crescimento do número de usuários nas blockchains de Camada 2 tem superado o do Ethereum,segundo a Coinbase e a Growthepie. O relatório detalha que, durante o segundo trimestre de 2024, o número total de transações no Ethereum e nas L2s aumentou 59%. No entanto, a maior parte desse crescimento ocorreu nas soluções L2. 

” A movimentação on-chain é impulsionada por uma variedade de casos de uso, desde empréstimos a staking e trading, e esperamos ver a adoção crescer à medida que os casos de uso existentes amadurecem e novos e inovadores se consolidam”, escreveram os autores do relatório. 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte