Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) divulgaram que o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou leve alta de 0,1% em setembro em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. Esse é o terceiro trimestre consecutivo com variações positivas (0,1% no 3º trimestre de 2019). Sem o ajuste, o indicador marcou queda de 3,3% no mês. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, há um crescimento de 0,9%.
As principais variáveis que compõe o resultado do INA ficaram no campo positivo. Avanço para vendas reais, horas trabalhadas na produção e o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI), 0,7%, 0,1% e 0,2 p.p, respectivamente. Também analisado na pesquisa, os salários reais médios apresentaram avanço de 0,7%, todos os resultados já com tratamento sazonal.
O Sensor, também medido pela federação, apresentou em outubro o melhor resultado em 12 meses. Ficando acima da linha de estabilidade, marcando 50,9 pontos, com ajuste sazonal, indicando alta moderada da atividade industrial paulista no mês.
Para José Ricardo Roriz Coelho, segundo vice-presidente da Fiesp, “as altas apresentadas pelos indicadores são reflexo da queda do custo financeiro para empresas e famílias, além da antecipação da liberação dos recursos do FGTS”.
As variáveis que mais contribuíram para o avanço do Sensor foram mercado (54,1 pontos), indicando melhora no setor de atuação das empresas, estoques (53,7 pontos) e vendas (51,7 pontos). Também com resultado otimista, o emprego (50,8 pontos) indica a perspectiva de contratações moderadas no mês.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Já o indicador de investimentos recuou 3,4 pontos, passando para 45,8 pontos, sinalizando baixa nos investimentos.
Por: Agência Enfoque