A Serasa Experian anunciou que o Indicador de Atividade do Comércio apontou uma alta de 4,2% em setembro de 2019. Este é o maior aumento desde agosto de 2018, quando foi registrado 4,7%. O número foi impulsionado pelos setores de veículos, motos e peças e materiais de construção, que apresentaram variação anual de 10,1% e 4,1%, respectivamente. Houve crescimento também no comparativo mensal, com agosto/19, de 1,0%, e no acumulado do ano (1,3%).

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, ‘esta alta ainda reflete a grande importância do crédito na atividade do comércio, que neste mês também pode ter sofrido influência positiva da Semana do Brasil, período de descontos no varejo. A expectativa é que este movimento continue no segundo semestre, por conta da redução dos juros e outras datas de grande movimento no comércio’, comenta.

Os maiores crescimentos registrados foram dos setores de Veículos, Motos e Peças (10,1%) e Materiais de Construção (4,1%) na análise entre setembro de 2018 e 2019, os mais ligados a forma de pagamento citada anteriormente pelo economista. Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática aparecem na sequência, seguido por Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, categorias mais ligadas à renda dos consumidores. Apenas Combustíveis e Lubrificantes apresentaram queda neste mês.

A alta de 1,0% na variação mensal (agosto/19 x setembro/19), feitos os ajustes sazonais, também foi puxada pelos segmentos de veículos, motos e peças (3,8%) e materiais de construção (2,1%).

Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,1%), móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática (0,9%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%) aparecem na sequência. Tecidos, vestuário, calçados e acessórios foi o único a registrar queda, de -0,9%.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

(MR – Agência Enfoque)

AGENDA DE RESULTADOS TRIMESTRAIS

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte