Conheça as ações retiradas pela Ativa na Carteira Momento de Janeiro. Nesse sentido, a equipe de analistas da corretora optou por retirar do portfólio Localiza (RENT3), TOTVS (TOTS3) e Vale (VALE3).
Localiza (RENT3)
De acordo com a Ativa, a Localiza é uma companhia intensiva em capital e que conta com uma estratégia agressiva de crescimento para 2023. Cogitando, inclusive, ficar com uma alavancagem acima de 3x. Sendo assim, os analistas estão optando por retirar a empresa da carteira por entenderem que as ações da mesma estarão bastante sensíveis ao movimento da taxa de juros.
TOTVS (TOTS3)
“Entendemos que a TOTVS possui um modelo de negócios robusto reportando um resultado sólido no 3T22 com o segmento de gestão apresentando uma receita recorrente em torno de 20% de avanço no período de dois anos e enxergamos óticas positivas para business performance e techfin devido a aquisições, além de uma melhora na eficiência operacional acrescido de novos estímulos de crescimento como a joint venture com o Itaú. Entretanto, diante do cenário macro desafiador e como o setor é sensível a perspectivas de juros futuros, optamos pela retirada da companhia da nossa carteira até que vislumbremos um panorama macro menos incitador de pressões nas margens da companhia”. Disseram os analistas da Ativa.
Vale (VALE3)
Segundo a Ativa, a Vale apresentou no 3T22 um resultado operacional abaixo das expectativas. Isso se deve a menores preços médios realizados e maiores custos na operação de ferrosos. Em metais básicos, menores preços de níquel se sobrepuseram a estabilização operacional observada em cobre.
“Apesar das dificuldades operacionais, seguimos considerando o seu desconto perante os pares e a sua capacidade de distribuição de proventos como diferenciais da companhia. Todavia com a recente divulgação de redução do guidance de volume e incertezas acerca do mercado siderúrgico chinês, reabertura e mercado imobiliário, optamos por retirar a Vale da nossa carteira”. Ressaltaram os analistas da Ativa.