Confira a empresa adicionada pela Ativa Investimentos em sua carteira de ESG mensal. Dessa forma, a corretora opta por companhia que atua em mercado fragmentado com tendência de consolidação nos próximos anos, além de se beneficiar do crescimento da telemedicina e aumento da taxa de juros no Brasil.
Ativa adiciona SulAmérica (SULA11)
A SulAmérica é uma das maiores empresas de planos de saúde e seguros do Brasil. Portanto, a empresa conta com mais de 90% de sua receita proveniente do segmento de saúde complementar e possui diferenciais importantes, como um sólido e diversificado canal de distribuição e parceria com redes hospitalares renomadas.
Dessa forma, apesar da empresa ser muito dependente de seu resultado financeiro, o que comprometeu o desempenho da cia. ao longo de 2020, a Ativa percebe um valuation atrativo em meio a um novo ciclo de alta nos juros, que deve beneficiar a empresa nos próximos anos.
Tese de investimento
O mercado de planos saúde é subpenetrado e pulverizado. No Brasil, apenas 22,5% da população possui algum tipo de plano de saúde, enquanto em países desenvolvidos, como EUA, esse número passa de 90%.
Assim, de forma a oferecer uma gama mais ampla de opções para seus clientes, que são em grande parte corporativos, a SulAmérica opera em um modelo não verticalizado. Focando na parceria com renomadas redes hospitalares para atrair seus clientes.
Enfim, o crescimento do uso de tecnologia na medicina, como a telemedicina, tende a diminuir a sinistralidade da companhia com o passar dos anos, uma vez que diminuirão a cobrança de sinistros por atendimento médico presencial.
Riscos
A SulAmérica enfrenta concorrência em um mercado fragmentado, tanto com os concorrentes atuais quanto com novos concorrentes que possam vir a explorar este setor, o que pode afetar adversamente a sua participação de mercado, situação financeira e resultados operacionais.
Por fim, boa parte do lucro líquido da companhia é proveniente de seu resultado financeiro, que pode ser afetado negativamente tanto pela queda estrutural dos juros, quanto pela alta volatilidade dos títulos de renda fixa e ativos de renda variável.
A carteira ESG da Ativa
O portfólio foi criado com o intuito de contemplar empresas que não apenas prezam pela rentabilidade e retorno ao seu acionista, mas que traduzam um investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimulem a responsabilidade ética das corporações.
Trata-se, portanto, de um compilado das empresas que melhor mesclam a capacidade de gerar lucros e o compromisso com a responsabilidade social, fator extremamente valorizado pela Ativa Investimentos.
Enfim, balanceada a partir de ativos que apresentam características de cunho socioambiental, a carteira Ativa ESG é focada em rentabilidade de longo prazo, com a finalidade de superar o Ibovespa, mas sempre com responsabilidade social e ambiental.
Como podemos ajudar você?
Conheça o Clube Acionista, onde diversos relatórios você encontra em um só lugar.
Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.
Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.
Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.