Entenda a tese pro trás da decisão da Ativa Investimentos de rebalancear sua carteira mensal de FIIs. Dessa forma, a corretora prefere focar em fundos mais defensivos.

A alteração feita pela Ativa

Neste mês, os analistas da Ativa Investimentos optaram por retirar a recomendação de QAGR11, visto que com a crise do coronavírus, estão preocupados com o atraso na aquisição de Imóveis Alvo do Fundo. Dessa forma, irão aguardar nos próximos meses a velocidade de alocação da gestão.

Assim, a escolha para substituir foi o BCFF11, já que o Fundo realizou emissão de cotas em fevereiro e a Ativa acredita que tenha se beneficiado pelo grande montante em caixa no mês de março, realizando compras de FIIs descontados, visto o mercado todo em queda.

FIIs sem dividendos ainda são válidos?

Frente ao cenário de coronavírus, os gestores deverão saber administrar custos, e mostrar maior flexibilização e parceria aos inquilinos, através de renegociações e/ou prazos de carência, podendo impactar diretamente a distribuição destes FIIs por um período ainda indeterminado. Muitos FIIs já anunciaram a suspensão no pagamento de dividendos para os próximos meses até que o cenário melhore. A Ativa entendes que este não é o momento de focar apenas nos dividendos, já que uma pressão para o pagamento de aluguéis pode falir locatários mais vulneráveis e quando a crise passar o Fundo enfrentaria um problema de vacância.

Portanto, após uma maior definição dos cenários, os analistas acreditam que os Fundos Imobiliários serão uma boa opção de investimento. Em uma visão institucional, no momento, é importante que o investidor entenda este tipo de investimento. Temos agora bastante volatilidade no mercado, e esta volatilidade deverá se manter por um horizonte de médio prazo. Assim, até termos maiores certezas sobre o tratamento do vírus e da eficácia das medidas de estímulo adotadas pelas principais economias do mundo, a cautela é necessária.

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.