O Payroll acabou de ser divulgado com a impressionante criação de 336 mil novos postos de trabalho em setembro, frente a expectativa mediana de 170 mil. O resultado do mês anterior foi revisto de 187 mil para 227 mil, o que ajudou a compor uma surpresa altista de quase 120 mil novos empregos nos dois meses que antecederam o resultado de setembro divulgado hoje.

A pesquisa do emprego não mostrou tal força, com o desemprego mantendo-se em 3,8%, a despeito da mediana do mercado que apostava em uma queda marginal de 0,1p.p. A taxa de participação permaneceu em 62,8% conforme o esperado.

Os dados de salários atenuam brevemente o choque causado pelo payroll, visto que houve avanço de 0,2% MoM, marginalmente abaixo da expectativa de 0,3%.

Em suma, com os dados da pesquisa de emprego ficando relativamente bem comportados, o payroll traz um veio muito positivo para a divulgação de hoje, o que deve reforçar a preocupação com austeridade do Fed, mas principalmente, consolidar a posição de que a autoridade não iniciará o ciclo baixista de juro em breve, o que apostamos deverá ocorrer apenas no final de 2024.

Étore Sanchez
Economista-chefe de Ativa Investimentos

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!