Confira a análise da equipe da Ativa Investimentos sobre os segmentos dos fundos imobiliários. Dessa forma, a corretora acredita que a perspectiva para o setor ainda é positiva.
Fundos Logísticos
Foi observada uma recuperação mais rápida dos Fundos Logísticos já que, por exemplo, para este mercado as empresas continuam a demandar os galpões para armazenar e produzir seu estoque ou utilizá-los para distribuição de seus produtos. Os analistas também destacam que devido ao aumento de vendas pelo e-commerce, o mercado se mostrou mais resiliente.
Lajes Corporativas
Outro destaque vai para os Fundos de Lajes Corporativas. O segmento está passando por um momento de incerteza visto que muitas empresas estão adotando o home office. Alguns Fundos já informaram inadimplência e devolução de escritórios devido à crise, existe essa preocupação com a perspectiva do setor nos próximos meses, entretanto, na opinião da Ativa, os escritórios ainda terão sua utilidade para as empresas e não deixarão de ser demandados.
Fundos de Shoppings
Quanto aos Fundos de Shoppings, o impacto foi mais forte. O mercado segue com dificuldades na retomada, pois algumas regiões pelo Brasil ainda não autorizaram a reabertura, outras permitiram e logo depois com o aumento de casos voltaram a fechar os shoppings. Na opinião dos analistas, o mercado ainda se preocupa quanto ao risco de inadimplência dos lojistas e a dificuldade de obter uma perspectiva de curto/médio prazo afasta os investidores do setor.
O que fazer?
Na visão da Ativa Investimentos, a perspectiva ainda é positiva para o setor, e os analistas acreditam que com a taxa de juros em patamares tão baixos, ainda há um prêmio de rentabilidade muito interessante em Fundos Imobiliários e muitos apresentam preços descontados em relação ao Valor Patrimonial.
Dessa forma, o assinante que aproveitar a oportunidade de comprar Fundos Imobiliários de qualidade em preços descontados, provavelmente estará fazendo um bom negócio no longo prazo.