O Grupo Carrefour Brasil (B3:CRFB3) anunciou, por meio de um Comunicado ao Mercado, uma significativa reestruturação em suas operações de varejo. A companhia firmou acordos para a venda de 8 lojas de supermercados da bandeira Nacional localizadas em Curitiba, Paraná, como parte de sua estratégia de desinvestimento.

Foco na eficiência e simplificação

Este movimento visa simplificar e agilizar as operações do Grupo Carrefour, permitindo que a companhia se concentre em seus grandes formatos de loja. No total, a empresa planeja desinvestir todas as 64 lojas das bandeiras Nacional e Bom Preço, que, juntas, contribuíram com R$ 1,5 bilhão em vendas brutas nos últimos 12 meses, representando 1,3% do faturamento total do grupo e 6% do segmento de varejo.

Impacto financeiro e expectativas de venda

Embora as lojas tenham contribuído negativamente para o EBITDA (ganho antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia em R$ 42 milhões, o desinvestimento deve levantar cerca de R$ 400 milhões em receitas. Até o momento, já foram assinados compromissos para a venda de 8 lojas da bandeira Nacional e 7 lojas BomPreço, o que representa uma parte significativa da expectativa de arrecadação.

Plano de desmobilização e futuro do negócio

As despesas associadas às vendas, tanto de caixa quanto não de caixa, serão registradas no quarto trimestre de 2024, e deverão ser compensadas pelo fluxo de entrada de caixas durante 2025. Após a conclusão desse plano, previsto para o primeiro semestre de 2025, o Grupo pretende manter 21 lojas de supermercados rentáveis sob a bandeira Carrefour Bairro, estrategicamente posicionadas.

O Grupo Carrefour reafirma seu compromisso com a transparência e a comunicação aberta com o mercado, informando sobre quaisquer mudanças que possam impactar seus acionistas. Essa estratégia promete não apenas reorganizar a atuação do grupo, mas também proporcionar um retorno mais otimizado sobre seus ativos.

Fique atento para mais atualizações sobre o desenvolvimento dessas transações e o desempenho do Grupo Carrefour Brasil no mercado.


Fonte: Link para o post original

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?