No mercado financeiro, uma assembleia geral ordinária (AGO) envolve a convocação dos acionistas de uma empresa para decidir sobre determinados temas. Ao qual deve, obrigatoriamente, ser convocada ao menos uma vez por ano pela diretoria. E realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social.
O objetivo envolve examinar, discutir e votar demonstrações financeiras, bem como, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e da distribuição de dividendos. Além disso, na assembleia é possível eleger os administradores e os membros do conselho fiscal. Quando for o caso, é possível aprovar a correção da expressão monetária do capital social.
Portanto, essa é uma prática obrigatório para todas as empresas de capital aberto. A verificação dos resultados, leitura, discussão e votação das propostas são os temas principais da AGO.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.
Principais temas da Assembleia Geral Ordinária (AGO)
Os temas discutidos na AGO incluem a aprovação dos relatórios financeiros da empresa, a eleição dos membros do conselho de administração, a distribuição de lucros, entre outros. Durante a reunião, os acionistas têm a oportunidade de questionar a administração da empresa sobre seus resultados e suas estratégias futuras. Além disso, os acionistas também podem propor resoluções para serem votadas.
É importante destacar que a AGO é uma oportunidade para os acionistas se envolverem na administração da empresa. Além disso, é a oportunidade de fazerem suas preocupações e opiniões serem ouvidas. Bem como, avaliarem a performance e a gestão da empresa, e tomar decisões informadas sobre seus investimentos. Para encontrar a agenda completa com as datas e os assuntos de cada companhia é só conferir pelo Clube Acionista, por aqui.
Desta forma, a presença e a participação dos acionistas na AGO são fundamentais para o sucesso e a governança eficaz da empresa.