Confira a análise da Guide sobre o Assaí (ASAI3) a companhia que tem boa estratégia para crescimento no ano e tem mostrado resiliência na pandemia
Assaí (ASAI3) tem boa estratégia para crescimento
A companhia passou a ser listada em bolsa recentemente após a cisão do grupo Pão de Açúcar e continua tendo como principal acionista o Grupo Casino.
A rede opera exclusivamente no segmento de atacarejo ou autosserviço (cash & carry) por meio de 202 lojas em 24 Estados do Brasil (Incluindo o DF) e participação de mercado de 29%, o Assaí atende revendedores, transformadores, utilizadores e consumidores finais.
Conforme a Guide, o Assaí apresentou um ritmo de crescimento impressionante nos últimos anos, através de uma estratégia de abertura de novas lojas, mas também de crescimento nas vendas de mesmas lojas, em função do cenário difícil vivido pela economia brasileira, sendo o player do setor que mais cresce.
A mudança no comportamento do consumidor que passou a adotar cada vez mais o formato atacarejo tem contribuído para esse crescimento orgânico.
A aquisição do Extra Hiper deve acelerar o plano do Assaí que apresentou crescimento operacional em 2021 e manutenção da rentabilidade, mesmo diante de um cenário macro mais desafiador.
Sobre a aquisição do Extra Hiper, o Assaí comprou 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper, a bandeira Extra continua existindo no mercado e pertencendo ao GPA.
A companhia apresentou receita líquida de R$10,7 bilhões, sustentada pelo LfL de 4,5% e expansão orgânica de base de lojas, que nesse trimestre contou com a volta do público transformador (B2B) e com a continuidade da maior presença do consumidor final (B2C) em busca de preços mais baixos diante de um cenário inflacionário.
Os analistas da Guide destacam:
(i) geração de caixa robusta;
(ii) perspectiva de expansão no número de lojas;
(iii) aumento das vendas por m²;
(iv) management com ótimo histórico de execução;
Confira onde estão os ativos mais recomendados pelos analistas