Ocupando o 21º lugar no ranking do Índice Teva Mulheres na Liderança, o Assaí (ASAI3) um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil contratou, no ano passado, 16.081 mulheres nos seus quadros profissionais. Além disso, dos 49% de colaboradoras, 25% estão nas posições de liderança e 27,3% das C-level estão ocupadas por elas.

Outros índices

Em janeiro de 2023, a empresa passou integrar, pela primeira vez, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3); também no IDIVERSA B3, o primeiro índice da América Latina com foco em diversidade. O Assaí também entrou para o grupo de 16 companhias brasileiras que pertencem ao Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (Gender-Equality Index – GEI). Neste mesmo ano conquistou o selo o Women on Board, que reconhece empresas que contam com a presença de, pelo menos, duas mulheres no Conselho de Administração.

Projetos que o Assaí apoia

Os desafios para ultrapassar as barreiras de empreender são muitos. Seguindo o nosso valor de unir forças para um bem maior, acreditamos no poder de parcerias para potencializar resultados. Por isso, buscamos apoiar iniciativas em diversas localidades. Alguns desses projetos locais:

Asplande – Projeto Sabores do Rio, Niterói (RJ) – Contribui para qualificar e promover a atuação empreendedora de mulheres que atuam na área gastronômica em regiões onde a associação atua.

Redes da Maré – Maré de Sabores, Rio de Janeiro (RJ) – Oferece qualificação profissional em gastronomia para mulheres da Maré e realiza outras ações, gerando sustentabilidade para as atividades de formação da Casa das Mulheres da Maré.

União da Saúde sem Fronteiras (Unisf) – Geração de Renda, Mauá (SP) – Promove oficina de geração de renda, preparando participantes para adquirirem competências, habilidades, práticas e conhecimentos técnicos e comportamentais necessários para o exercício de uma atividade e para o empreendedorismo. Tem foco no fortalecimento de mulheres negras, refugiadas e mulheres em situação de violência doméstica.

“Entendemos e acreditamos na força da união para mudanças significativas da sociedade, por isso aderimos a diversos movimentos, como a Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas; o Compromisso Movimento Mulher 360, o Projeto Intercompany; Aliança sem Estereótipos; e os 7 Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs), da ONU Mulheres”, diz a empresa no seu relatório.

Vale a pena investir no Assaí ?

O Assaí teve um lucro líquido de R$ 60 milhões no primeiro semestre deste ano (1T24), valor 16,7% inferior referente à base anual. Para os analistas, o resultado da varejista no trimestre foram sólidos, com melhora da dinâmica de vendas nas mesmas lojas, expansão de margem e geração de caixa operacional.  Os resultados do segundo trimestre serão divulgado em 8 de agosto.

Segundo a Genial, a recomendação é de compra. Bom saber que o Assaí (ASAI3) distribui proventos aos seus acionistas em formato de dividendos e JCP (Juros sob Capital Próprio). Em 2021 e 2022, a companhia realizou a distribuição duas vezes ao ano, com rendimento médio de 0,65%. Em 2023 pagou dividendos de R$ 0,5 por ação. rendimento de 0,41%.

(Fonte: Relatório Sustentabilidade 2023 Assaí; Genial; Investing.com)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte