Em 2024, o Assaí (ASAI3) viu seu valor de mercado encolher drasticamente. Com uma queda de 37,56% no ano registrada no dia 27/09, a empresa perdeu R$ 7,3 bilhões em valor. Assim, o cenário macroeconômico desafiador, somado ao aumento dos juros no Brasil, impactou diretamente as expectativas de lucro da companhia, gerando grande volatilidade em suas ações.
A queda expressiva nas ações do Assaí (ASAI3) é reflexo da crescente preocupação dos investidores com a alavancagem financeira da empresa. O anúncio de três emissões de debêntures ao longo do ano agravou essa percepção. Entretanto, a dúvida que paira sobre o mercado é se essa queda continuará ou se o pessimismo já foi exagerado. O que esperar do Assaí no curto prazo?
Os analistas da Genial afirmam que, apesar da situação atual, o fluxo de vendas parece estar exagerado. Segundo eles, o Assaí não apresenta “gatilhos positivos” no curto prazo, mas ainda existem alternativas para a empresa reduzir sua alavancagem. Negociando a 10,5 vezes o lucro estimado para 2025, o papel está 43% abaixo da média histórica dos últimos quatro anos. Isso sugere uma possível subvalorização das ações, o que pode gerar oportunidade para investidores dispostos a assumir risco.
Por fim, diante do cenário, a recomendação da Genial é de compra, apesar da redução no preço-alvo para os próximos 12 meses, agora fixado em R$ 10,00. Essa avaliação leva em consideração o potencial do Assaí em se desalavancar financeiramente, o que poderia gerar recuperação das ações no longo prazo.
Se você busca uma forma de facilitar suas decisões de investimento, contando com análises confiáveis e informações detalhadas, o Clube Acionista pode te ajudar. Descubra as melhores oportunidades de investimento e comece a construir seu caminho para a liberdade financeira hoje mesmo.