A ASML (ASML34), líder na fabricação de máquinas para produção de semicondutores, divulgou seus resultados do 4T23, superando as expectativas e impulsionando suas ações.
No último trimestre, a empresa registrou um lucro líquido de 2,0 bilhões de euros e receitas de 7,2 bilhões de euros. Além de encomendas recorde de mais de 9 bilhões de euros, com 5,6 bilhões destinados às máquinas mais avançadas.
Conforme o CEO, Peter Wennink, destacou a melhora na demanda por chips e taxas mais altas de utilização das fábricas como sinais positivos para o mercado de semicondutores. Apesar dos resultados fortes, a ASML optou por manter seu guidance conservador para 2024, com possibilidade de revisão conforme os mercados continuam a se recuperar.
Riscos e Oportunidades para ASML (ASML34)
Entre os riscos, podemos incluir os possíveis impactos das restrições às exportações para a China, um dos maiores mercados consumidores da empresa. Oportunidades residem na demanda crescente por semicondutores e nas perspectivas de recuperação do mercado.
Conforme o consenso de mercado do Clube Acionista, das 18 casas que cobrem a empresa apenas 6 sugerem comprar, 8 manter a posição atual (se você possui na carteira continue e se você não tem, fique de fora) e 4 recomendam vender acreditando que existem outras oportunidades melhores. Dessa forma, predominando a ideia que a empresa se encontra no valor justo.
Acompanhar de perto as tendências do mercado de semicondutores e as relações geopolíticas pode ajudar os investidores a tomar decisões informadas sobre suas posições na ASML. Para descobrir quais são as recomendações e o potencial de valorização conforme o consenso confira no Clube Acionista.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.