Olá! Agosto é um mês maravilhoso pra mim, afinal é o meu aniversário. Com esse clima de comemoração que escrevo o texto de hoje, rs.

Quando estamos no processo de organização financeira, nosso aniversário também entra em avaliação, especialmente em relação à maneira que comemoraremos.

As comemorações necessitam de planejamento, mas o que normalmente acontece é uma cascata de acontecimentos que fazem com que nossos gastos saiam do controle (nunca é só um bolinho, rs).

Assim, costumo fazer ações pequenas (real oficial) para vivenciar com tranquilidade o ano novo pessoal (é uma boa oportunidade de atualizar aquelas metas, viu?). Inicialmente, estabeleço como pretendo passar o dia do meu aniversário, para isso listo algumas atividades que eu não precise adicionar mais um gasto no meu dia e que eu me sinta à vontade para fazer:

  1. Como me vejo de manhã? Como será meu café?
  2. Vou à praia ou ao parque? (aqui já separo o que levar)
  3. Vou convidar os amigos para comer em casa?
  4. Irei sair para algum lugar? 

As quatro perguntas acima me ajudam a organizar o dia e pensar sobre os gastos que envolvem o fazer de cada uma delas, porém é sempre importante destacar o que faz sentido para você na sua comemoração.

Mas, confesso que este ano foi bem tranquila na minha própria casa, mas para o próximo ano pretendo uma festa (tenho um ano para organizar o planejamento financeiro, vai dar certo).

Como disse muitas vezes por aqui, a questão é sobre organização e planejamento, se este ano não deu pra fazer como queria, temos o próximo e sim, as pessoas entendem quando falamos abertamente de forma clara e honesta sobre como será a comemoração.
o que não pode acontecer é realizarmos algo fora de nosso orçamento, tenha consciência!

Até breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte