Os Fundos de Investimento se caracterizam por sua variedade de opções para o investidor. Dessa forma, atraem tanto investidores iniciantes como os mais experientes.
Isso se deve aos ativos no qual os gestores aplicam os recursos que vão desde opções mais conservadoras até as mais agressivas do mercado financeiro.
Sendo assim, os Fundos de Investimento reúnem o recurso de várias pessoas para aplicá-los em conjunto no mercado de finanças e em capitais. Os ganhos são divididos por participante, referente ao valor que cada um depositou.
Fundos de Investimento são uma boa opção
Eles são uma boa opção para diversos tipos de perfis de investidor, pois possuem aplicações para quem quer começar a fazer aplicações mais rentáveis e também para quem já está acostumado com a rotina do mercado.
Ao investir em um Fundo você estará delegando a um gestor a responsabilidade sobre os recursos mediante a uma taxa de administração que pode variar de acordo com a rentabilidade alcançada.
Divisões para os Fundos de Investimento:
- 1.Renda Fixa : São os fundos compostos somente por ativos de renda fixa como os títulos públicos e privados como os que vimos nas matérias anteriores.
- 2.Multimercado: São compostos por ativos de diversas características podendo ter ações, renda fixa, ouro, criptomoedas, etc.
- 3.Ações: São formados somente por ativos de renda variável, tendo em sua maioria o investimento em ações mas também podem ter BDRs e ETFs.
- 4.Cambial: Os fundos cambias são os que investem em ativos atrelados a moeda estrangeira.
Contudo, dentro dessas divisões cada fundo segue as suas diretrizes e estratégias que são estabelecidas pelos responsáveis por sua gestão.
Gestão Ativa e Gestão Passiva
Outra divisão importante é a forma de gestão podendo ser ativa ou passiva.
A gestão ativa se caracteriza pela escolha do gestor por ativos com o objetivo de buscar uma melhor performance que os índices do mercado;
Já a gestão passiva se limita a acompanhar os indicadores do mercado como por exemplo o Ibovespa quando o fundo é composto por ações.
Portanto, seja qual for o seu objetivo de investimento, é interessante ter uma parte da carteira em um fundo de investimento que atenda as suas expectativas.
Lembrando que no momento da escolha você deve levar em conta o seu perfil de investidor e a sua tolerância a riscos.