Uma vez conhecida a importância dos investimentos, certamente, pode ter aumentado o interesse em saber quais são os primeiros passos para investir.
Aliás, essa é uma das etapas mais importantes desse processo, pois é nela que o investidor dá o pontapé inicial no mundo dos investimentos. O mercado financeiro pode parecer um ambiente bastante complexo para a maioria das pessoas. Afinal, existem diversas alternativas e estratégias de investimentos.
Nesse sentido, os investimentos em renda variável, em geral, costumam trazem mais retorno no longo prazo. Por isso, cedo ou tarde, o investidor que deseja ter retornos consideráveis na sua carteira terá que começar a investir na bolsa de valores.
Mas antes de escolher os ativos que vão formar sua carteira de investimento, é fundamental conhecer o seu perfil de risco e estabelecer seus objetivos (longo, curto e médio prazo). Assim, o investidor já pode montar uma carteira de investimentos com seus ativos preferidos e começar a monitorar seus ativos.
Primeiros passos para investir
Podemos definir cinco passos importantes por onde começar investir que, se seguidas de maneira correta, podem garantir que o ingresso nos mundos dos investimentos seja correto e eficiente. São elas:
- POUPE: Para ter capital para investir
- ENTENDA: Seu perfil do investidor
- ESTUDE: Diferentes ativos
- ESCOLHA: A corretora e os ativos que deseja investir
- DIVERSIFIQUE: E monitore seus investimentos