O mercado financeiro está repleto de alternativas de investimentos. Para aqueles que são iniciantes no mercado, o mais interessante é permanecer no início, dentro da renda fixa.
Por se tratar de investimentos que a pessoa terá uma previsibilidade de rendimentos e que possuem certas “garantias”, como é o caso do FGC, os produtos de renda fixa são os mais indicados aos investidores iniciantes.
O mercado financeiro para iniciantes pode ser algo arriscado, por isso, é importante buscar conhecimento antes de investir na renda variável, por exemplo.
Alternativas de investimentos para iniciantes
Títulos do Tesouro Direto
Dentre os títulos do Tesouro Direto a um que é o mais interessante para os iniciantes, ele é o Tesouro Selic. Diferente das outras letras, o Tesouro Selic oferece rendimento vinculado à Selic.
Portanto, quando a taxa Selic sobe, esse papel costuma oferecer rendimentos maiores, seguindo a rentabilidade oferecida pela taxa, se o inverso ocorrer então a letra vai render menos.
As demais letras do Tesouro Direto, como é o caso do Tesouro IPCA e do prefixado, são bons ativos, porém, esses investimentos podem sofrer muito com a volatilidade do mercado. Por contarem com taxas prefixadas em suas remunerações, esses papéis costumam ser influenciados pelo mercado de forma mais contundente, diferente do que ocorre com o Tesouro Selic.
Vale destacar que dentre as opções do Tesouro Selic, aquelas que têm o vencimento mais curto, são as melhores para os investidores iniciantes. Quanto menor for o vencimento, menos volátil será o título.
CDB
O CDB é bem semelhante ao Tesouro Selic. Mas, dentre as opções existentes no mercado, há uma grande variedade de tipos de CDB com os mais diferentes rendimentos.
Como estamos tratando do investidor iniciante, uma das melhores alternativas é o CDB de liquidez diária. Os grandes bancos costumam oferecer esse tipo de CDB atrelado a um rendimento de 100% do CDI, ou DI.
A taxa CDI, ou DI segue de perto as variações da Selic, sendo que a rentabilidade das duas é bem similar. Como os bancos grandes já oferecem uma rentabilidade de 100% do CDI, os bancos menores, normalmente, oferecem rendimento um pouco maior para a mesma modalidade de CDB, liquidez diária.
Esses rendimentos podem ser de 105% do CDI, chegando à casa dos 120% do CDI. Pode parecer uma diferença pequena, mas dependendo dos montantes e do prazo que o valor permanecer aplicado, no final, o resultado é interessante.
Vale destacar que o CDB, dependendo da instituição financeira, é protegido pelo FGC. Essa proteção vai até os 250 mil reais por CPF e instituição. Porém, isso não dá condição de sair por aí investindo em qualquer CDB. O FGC possui recursos limitados em seu fundo e a garantia só funciona enquanto houver recursos em seu fundo.
Por isso, ainda é importante avaliar muito bem os investimentos, antes de escolher qual comprar.
LCI e LCA
As letras de crédito imobiliário e do agronegócio seguem as mesmas características do CDB. Ambos os tipos de investimentos possuem o FGC como garantidor, mas, além disso, a LCI e LCA ainda têm isenção de imposto de renda.
Enquanto o CDB pode contar com uma retenção regressiva de IR sobre os rendimentos auferidos, no momento do resgate, a LCI e LCA não têm retenção.
Isso dá mais ganhos aos investidores. A LCI ou LCA pode acabar sendo liquidada antes do CDB e a rentabilidade será muito maior, devido ao caráter regressivo do IR sobre os rendimentos do CDB.
Por não contar com uma opção de liquidez diária, a melhor alternativa é investir em LCI e LCA de vencimento mais curto possível. Desse modo, os eventuais riscos sobre o LCI e LCA são mitigados e o investidor terá os valores liquidados o mais rápido possível e poderá alocar os valores em outro ativo.
Fundos de investimento
Existem vários tipos de fundos de investimento no mercado. Há opções tanto de renda fixa quanto de renda variável.
Dando foco nos investidores iniciantes, as melhores opções de fundos de investimento são os DI. Os fundos DI isentos de imposto de renda investem predominantemente em letras do Tesouro Selic e possuem ótima liquidez.
Inclusive os valores para aplicação inicial são bem acessíveis. Há opções no mercado em que existe investimento inicial de R$ 100,00, por exemplo. Ou seja, é mais fácil investir em um fundo desses do que no próprio Tesouro Selic.
Como o investimento do fundo vai todo no Tesouro Selic, os riscos são mitigados. Outro ponto está relacionado à comodidade.
Há vários outros fundos que podem ser alvo dos investidores iniciantes, porém, o mais interessante é manter o foco em ativos mais líquidos e de fácil compreensão.