Alta dos combustíveis pode trazer consequências econômicas e sociais para o Brasil, afirma André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos.
Hoje a Petrobrás anunciou altas relevantes nos preços nas refinarias tanto da gasolina quanto do óleo diesel e com esta medida deu um claro sinal que a política de preços que busca acompanhar a paridade com o mercado internacional está de pé e operacional. A alta veio em meio aos debates no Planalto e no Congresso para adotar medidas para mitigar a alta dos preços internacionais no mercado local.
Buscaremos nesse comentário tentar estimar o impacto final na bomba destas altas além de estimar os efeitos na inflação plena, o IPCA, e disto derivar percepções sobre a dinâmica dos juros no país. Antes de começar vale notar o tamanho da alta do preço do petróleo no mercado internacional. Apenas em 2022 o barril do Brent subiu 43,5% em dólares e o estrago só não foi maior em moeda local uma vez que o Real se apreciou fortemente neste ano fazendo que o barril subisse 30% em Reais.
A alta do petróleo tende a ser persistente – pelo menos durante três meses – uma vez que não há como imaginar uma resolução rápida para o conflito na Ucrânia e mesmo uma eventual alta da produção da OPEP pode demorar a chegar nos mercados globais de maneira consistente. Contudo vale lembrar que trabalhamos com a hipótese que o barril irá cair até o final do ano uma vez que não acreditamos que a guerra no leste europeu se estenderá de maneira indefinida.
Há grande dose de especulação neste nosso cenário, mas é importante lembrar que provavelmente estamos no auge da inflamação desta crise militar, econômica e social. Dito isto vamos nos debruçar sobre o impacto das altas anunciadas na ponta final do consumidor e para os caminhoneiros.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Segundo o último boletim que encontrei sobre a formação de preço dos combustíveis da Petrobrás que data do dia 19 de fevereiro de 2022 a composição do preço da gasolina e do diesel por litro eram o que seguem.
Alta dos combustíveis
GASOLINA
ICMS | R$ 1,75
Distribuição e Revenda | R$ 0,92
Custo Etanol Anidro | R$ 0,86
CIDE e PIS/PASEP e COFINS | R$ 0,69
Realização Petrobrás | R$ 2,37
DIESEL
ICMS | R$ 0,79
Distribuição e Revenda | R$ 0,63
Custo Biodiesel | R$ 0,65
CIDE e PIS/PASEP e COFINS | R$ 0,33
Realização Petrobrás | R$ 3,26
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Levando em conta estes dados partimos para as aproximações. A primeira é estimar as alíquotas aplicadas do ICMS de um lado e da CIDE, PIS/PASEP e COFINS do outro. Foram tantas as mudanças nestas taxas e impostos que vamos tentar estimar o quanto a Petrobrás implicitamente calculou nestes números apresentados.
Assumindo que eles descriminaram os impostos podemos deduzir que estes impostos foram calculados sobre os valores da Distribuição e Revenda + Custo Etanol Anidro (ou Biodiesel no caso do Diesel) + Realização Petrobrás. Assim sendo temos que as alíquotas dos impostos são, no caso da Gasolina de 42,17% para o ICMS e de 16,63% para os demais, já no caso do Diesel as alíquotas foram de 17,4% para o ICMS e de 7,27% para os demais tributos.
Tendo isso em mãos vamos começar a tentar projetar com as seguintes premissas, a saber:
i-) A alta da porção da Realização Petrobras será na integralidade da alta anunciada, ou seja, de 24,93% para o Diesel e de 18,77% para a Gasolina;
ii-) Sabemos que tanto o Etanol Anidro quanto o Biodiesel andam junto com o preço das refinarias, mas vamos assumir de maneira conservadora que a alta destes componentes seja apenas de 30% da alta anunciada na Realização Petrobrás, e por fim;
iii-) Iremos assumir uma alta de apenas 1% para os custos de Distribuição e Revenda.
Aplicando as premissas acima descritas com as alíquotas calculadas chegamos na seguinte alta estimada na ponta final para os consumidores:
- GASOLINA 11,60% (contra um reajuste nas refinarias de 18,77%)
- DIESEL 18,34% (contra um reajuste nas refinarias de 24,93%)
Agora vamos nos voltar para o IPCA e aplicar as altas encontradas em relação ao peso destes no índice de inflação. Levando em conta que o peso da gasolina no IPCA é de 6,58% e do diesel de 0,24% temos que a alta pondera.
André Perfeito
Economista-chefe de Necton Investimentos