Arrozeiros gaúchos se reuniram com representantes do governo federal em Brasília para discutir a safra de arroz e as ações relacionadas a um leilão para a aquisição do grão de outros países. A reunião contou com a presença de líderes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), incluindo o presidente Alexandre Velho, o vice-presidente Roberto Ghigino, o diretor Jurídico e Executivo Anderson Belloli, e o ex-presidente da Federarroz e atual presidente da Câmara Setorial do Arroz, Henrique Dornelles.
Pelo governo, participaram o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. A reunião teve como objetivo principal discutir medidas para fortalecer o setor arrozeiro e garantir a estabilidade do mercado de arroz no Brasil.
A proposta alternativa será construída pelos produtores e deverá ser apresentada ao governo no próximo dia 27 de junho.
O presidente da Federarroz destacou que a reunião foi uma oportunidade para o setor produtivo esclarecer suas preocupações. “Foi importante para fazê-los entender os grandes riscos que o setor pode enfrentar com o plano atual. Abrimos um canal de diálogo e, nos próximos dias, vamos trabalhar para apresentar uma alternativa e buscar uma definição final do governo”, afirmou Alexandre Velho.
Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/arroz/arrozeiros-alertam-o-governo-sobre-riscos-de-importacao