A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá adquirir até 3 mil toneladas de sisal por meio do mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF), previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

A medida torna-se necessária uma vez que, em 2022, o contexto do mercado internacional – principalmente com a guerra entre Rússia e Ucrânia – provocou uma queda significativa da demanda pelo produto, com consequente redução nos preços. Entre janeiro e novembro deste ano, a cotação média mensal do sisal bruto tipo 2 caiu cerca de 35,0% na Bahia. A maior parte do sisal produzido no Brasil tem como destino o exterior, com uma exportação média 63,9% da produção nos últimos cinco anos, segundo os dados de produção do IBGE e de exportação do Ministério da Economia.

Vale ressaltar que, entre janeiro e setembro de 2022, os preços médios recebidos pelos produtores de sisal na Bahia estiveram acima do preço mínimo. Entretanto, a situação começou a se inverter no mês de outubro, quando algumas regiões baianas apresentaram comercialização média do sisal abaixo do valor mínimo estabelecido de R$ 3,36/kg. Logo, a Conab já poderá atuar por meio da subvenção econômica nessas localidades.

Para viabilizar a operação, a Conab realizou um mapeamento da região produtora de sisal, identificando os possíveis locais para armazenagem. Em decorrência deste estudo, o produto adquirido será estocado na Unidade Armazenadora de Irecê (UA-Irecê), que tem capacidade para 3 mil toneladas.

Os interessados devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar a regional da Conab na Bahia para orientação sobre o preenchimento dos formulários exigidos para a operação, bem como a apresentação de documentos adicionais que se fizerem necessários.

Panorama da cadeia produtiva – Segundo dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA), a Bahia é responsável por 95,2% da produção nacional de sisal, com cerca de 100 mil toneladas por ano. São 49 municípios produtores, sendo a principal fonte de renda em algumas regiões do estado, onde pequenos produtores atuam em agroindústrias voltadas para exportação.

A análise do mercado do sisal nos primeiros meses de 2022, realizada pela Conab, identificou que o volume das exportações de sisal no agregado dos primeiros meses de 2022 não refletiu em sustentação dos preços aos produtores. Além disso, a queda dos preços foi intensificada pela redução nas exportações observada em julho e agosto.

Aquisição do Governo Federal (AGF) – instrumento da PGPM, a AGF tem o objetivo de apoiar produtores rurais, agricultores familiares e suas cooperativas por meio da aquisição de produtos quando o preço de mercado se apresenta inferior ao preço mínimo estabelecido para a safra vigente. A aquisição depende do repasse, pelo Tesouro Nacional, dos recursos necessários à operacionalização das aquisições. Saiba mais sobre a AGF.

Mais informações ao produtor:
Superintendência Regional da Conab na Bahia
(71) 3417-8606
[email protected]

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte