A Arezzo & Co anunciou aquisição de 75% da Troc.com.br, que consiste em um brechó online de produtos do segmento moda premium e luxo. A empresa é concorrente da Enjoei, que passou a ter suas ações negociadas na B3 recentemente.
O valor da transação não foi divulgado.
O movimento foi o primeiro da ZZ Ventures; o braço de corporate venture capital do grupo criado com a função de investir em startups em diversos segmentos.
A Arezzo colocou cerca de R$ 30 milhões na ZZ Ventures para que esta sua subsidiária possa investir e conta com o apoio da Endeavor no mapeamento de empresas com potencial de crescimento acelerado.
Seu foco será em empresas que desenvolvem inovações nas áreas de varejo, engajamento de consumidores, sustentabilidade, educação e sistemas de pagamento.
Segundo Aline Penna, diretora de estratégia, fusões e aquisições e relação com investidores da Arezzo, o projeto é que olhem para sustentabilidade, logística, produção de conteúdo, pagamentos, ensino, para que no futuro venham a ter a ZZ Learning, a ZZ Pay, e com isso criar um ecossistema em torno da plataforma existente hoje.
A ZZ Ventures vai investir aproximadamente R$ 12 milhões na Troc nos próximos dois ou três anos; para acelerar seu ritmo de crescimento, segundo a diretora. A Troc possui atualmente 250 mil clientes na sua base mas, com a compra pela Arezzo; passa a ter acesso à base da companhia, de 10 milhões de clientes.
Impacto: Positivo. A Arezzo vem expandindo sua área de atuação, a algumas semanas atrás através da Reserva, que a colocou no segmento de vestuário, e agora com a Troc, que a faz competir com a plataforma Enjoei. Este último movimento ocorreu através de seu braço de corporate venture capital; ZZ Ventures, pelo qual a cia pretende no futuro criar talvez a ZZ Learning e ZZ Pay.