Antes de mais nada, quando fui convidada para escrever esse artigo pensei muito no que eu iria compartilhar, para que fizesse sentido para todas as pessoas, independente de conhecimento prévio. Então resolvi compartilhar algumas dicas que percebo serem as dúvidas mais comuns dos meus clientes, quando se fala em produção própria de fotos de alimentos sem nenhum equipamento profissional.
A quantidade de pequenos negócios de uma pessoa só na área gastronômica já é tendência a muito tempo, e com a pandemia houve um aumento ainda maior de pessoas, especialmente mulheres, que resolveram transformar um hobby em negócio. Se você é uma delas, tenho certeza que vai se beneficiar muito com essas dicas. E se você já tem alguma experiência com fotografia, as dicas vão te ajudar a ter mais clareza no momento da sessão fotográfica.
Essa tendência é a minha realidade de trabalho diária, e vejo isso pela história que as clientes me trazem. Sim, posso dizer as clientes, porque 95% das pessoas que me procuram são mulheres, e mais da metade tem o seu próprio (e pequeno) negócio. A narrativa é sempre a mesma: elas adoram o que fazem, sentem uma gratificação muito grande, acreditam no sucesso e se desdobram em muitas pra conseguir fazer tudo. Sim, uma grande parte delas faz as compras, o atendimento, a produção, e até a entrega. E no meio disso tudo ainda tem as redes sociais, em especial o Instagram, que se tornou uma grande, se não a principal ferramenta de vendas para esses negócios.
Também são comuns os relatos das pessoas que se deparam com aquele dilema: eu preciso de boas fotos para poder vender o meu produto, mas preciso vender pra ter dinheiro pra ter boas fotos, feitas por um fotógrafo profissional. Não é fácil sair desse ciclo, mas eu posso afirmar que tem um momento que ele se encerra. Pra quem está nessa fase é que eu pensei em conversar hoje, pra dar dicas práticas que funcionam e que vão fazer as fotos ficarem muito, mas muito melhores.
1. Defina uma paleta de cores e não saia dela
Antes de falar da foto em si, uma coisa que eu aprendi é que é mais fácil produzir uma foto quando você tem algumas diretrizes previamente determinadas. Uma das principais delas é a cor, e também o clima geral que se quer passar. Para a cor, uma boa ideia é observar as cores da sua marca, e usar ela em detalhes da foto (detalhes, ok?), e para o resto do cenário, utilize cores muito neutras, brancos, off whites e cinzas são bem curinga. Além disso, o mood geral mais aceitável pelo nosso público aqui do Brasil são fotos claras, com bastante luz e sombras pouco marcadas. Por isso, se eu posso dar uma dica aqui, é usar cores claras, neutras, com pitadas das cores da sua marca, no cenário da foto.
2. Mas e a luz?
Não há pergunta mais frequente do que essa. A luz melhor para fotografar alimentos não é a mesma do que para retratos, por exemplo, e isso ajuda a criar mais confusão sobre esse assunto. Pra resumir bem, e dar uma dica infalível de iluminação, eu digo o seguinte: faça a foto em uma mesa encostada de uma janela que entre claridade; do outro lado da janela use um papel, isopor, papelão branco, qualquer coisa branca que fique em pé (para refletir a luz da janela e reduzir as sombras), e coloque o seu produto entre a janela e esse “refletor”. Assim você cria uma iluminação lateral rebatida, que é o formato mais clássico de iluminação para alimentos. As texturas e volumes do seu produto serão destacadas, e sua foto já está com metade do que precisa pra ficar boa. Ah, importante, desligue as luzes de dentro de casa para não interferirem.
3. Familiarize-se com o termo “storytelling”
Uma grande ferramenta de vendas, o storytelling tem a habilidade de trazer mais memórias afetivas e conexão com o público. Ele nada mais é do que transmitir através da foto a história daquele prato, o contexto em que a receita está inserida, a razão daquela comida estar ali. Na fotografia de alimentos, alguns elementos ajudam a trazer esse clima, como louças antigas, ingredientes usados na receita e complementos que podem ser uma xícara de café ou um livro, por exemplo. Eu gosto muito de usar garimpos de cerâmica e talheres antigos, além de eucalipto e mosquitinho.
4. Ainda estou perdida.
Super compreensível. Afinal, não é tão simples assim. A fotografia de alimentos é feita de nuances, detalhes milimétricos, materiais específicos e muita, muita prática.
Mas não perca as esperanças. Você com certeza já ouviu falar do Pinterest e ele é ótimo para fazer buscas de produtos com formato ou conceito parecidos com os seus e salvar inúmeras referências para consulta quando você estiver fotografando. Mas não vá só rolando o feed. Analise, identifique os pontos em comum nas referências que você salva: que tipo de ângulo é mais usado no caso desse tipo de produto? Que outros elementos frequentemente aparecem na cena? O que é que tem aí que me chamou a atenção? A resposta dessas perguntas vai te ajudar muito no seu planejamento para a foto. Eu sempre faço uma pesquisa no Pinterest quando estou planejando uma sessão fotográfica principalmente porque me ajuda muito a ter ideias de variações para a foto.
5. Falou planejamento?
Sim. Fazer uma foto não é só dar na telha e sair apertando o botão. Você até pode fazer assim, mas se quiser se diferenciar, chamar atenção de quem está rolando o feed, você vai planejar. Tanta gente odeia essa palavra (eu, como uma boa virginiana, amo), e não é porque eu gosto que eu digo que ela é importante. Se você escrever o que você está vendo na sua pesquisa do Pinterest, já está fazendo uma lista das coisas que você vai precisar (toalha, prato, flor, tempero, embalagem, ingrediente extra…). E se você tiver isso para consulta na hora da foto, não só você vai levar menos tempo com isso, como vai conseguir alcançar um resultado melhor, sem dúvida. E eu explico o porquê. Lembra que eu falei que a fotografia de alimentos é cheia de nuances e detalhes milimétricos? Eles fazem diferença. E o único jeito de você ter “espaço na sua cabeça” pra essas percepções na hora de fotografar é se você já tiver o básico sob controle. Faz todo o sentido, né?
6. Aproveite o momento ao máximo!
Com cenário montado e o seu produto lindo pra foto, tire o máximo do momento e faça variações. Faça uma foto “principal” e depois explore. Veja como fica de cima, de frente, veja as suas anotações. Lembre que você pode explorar o feed com o produto mais centralizado na foto, o story pode ajudar com mais ângulos e detalhes… e um reels, porque não aproveitar pra fazer um pequeno vídeo? E também, não esqueça de fazer uma foto de making of, os seus clientes com certeza vão adorar ver os bastidores.
Olha como você se empenhou. Saiu da sua zona de conforto, criou coragem, colocou as dicas em prática (e viu que eu tinha razão eheheh). Você tem mais uma vitória no seu currículo 🙂
Aproveite ao máximo esse momento. Faça disso algo prazeroso. Deixe-se levar. Lembre da essência do seu negócio, lembre da sua história afetiva com a comida, lembre do quanto você se esforça para levar o seu produto, que você tanto acredita, para dentro da vida das pessoas. Lembre-se disso ao fotografar, tente traduzir isso na foto. Pronto, vai ser sucesso.
Quer aprender mais e fazer suas fotos comigo?
No meu Studio, em Porto Alegre, que é onde eu faço todos os meus trabalhos, eu também dou aulas particulares de fotografia. E neste ano, percebendo a quantidade enorme de pessoas com o negócio próprio que precisam de um empurrãozinho para ter fotos profissionais dos seus produtos e também conseguir fazer suas fotos em casa, eu resolvi criar um serviço que une as duas coisas: a sessão-curso. Nessa sessão fotográfica, você trás os seus produtos, eu faço toda a montagem dos cenários, fotografo e edito, enquanto vou te contando tudo o que estou fazendo e o porquê de estar fazendo aquilo, dou dicas específicas para a marca e o tipo de produto, sugiro adaptações para fazer em casa, sem equipamentos, e o aluno ainda leva um e-book recheado de informações, para imprimir e ter sempre por perto quando estiver pensando em fotografar. Assim, o meu cliente leva fotos profissionais dos seus produtos e ao mesmo tempo aprende na prática como fotografar lindamente.
Pra quem se interessa e quer começar, eu disponibilizei um material com alguns guias básicos para fotografar alimentos, que pode ser baixado através do link da bio do Instagram do Studio @_studioginger
Luise Bresolin
Sobre mim
Meu nome é Luise Bresolin e sou fotógrafa de alimentos e food stylist do Studio Ginger, empresa que criei em 2014. Poder ajudar negócios e marcas de alimentos e bebidas criando belas imagens e histórias visuais que trazem destaque é algo que me faz muito, mas muito feliz. Eu foco em técnicas de composição e food styling para contar a história da sua marca e produto de uma forma muito verdadeira e natural.
Atualmente, me dedico a ajudar os pequenos negócios ensinando fotografia de alimentos para leigos, ofereço mentorias e especialização em foto de alimentos para fotógrafos, produzo conteúdo visual para sites, e-commerce, mídias sociais e impressos, e também alimento um banco de imagens royalty-free no meu site com fotos prontas e livres para uso que qualquer pessoa pode adquirir.
Vamos trabalhar juntos? 👇🏻