Racionalizar as decisões de consumo

Black Friday explodindo, o comércio praticamente te abduzindo para o consumo, lojas com decoração de Natal, as festas de final do ano chegando, confraternizações de trabalho, grupos de amigos planejando “amigo secreto”. E agora, o que fazer para não perder o controle e sair gastando horrores, com presentes e itens que você no momento acha que vale a pena, mas depois percebe que comprou porque estavam baratos e na verdade não precisava.

Pensando nisso, é hora de analisar os motivadores das compras que nos levam a consumir determinados itens, os especialistas apontam diversos gatilhos mentais que geram o desejo do consumo, e para não cairmos em ciladas precisamos ficar atentos, e não colocar em risco nosso 13º salário que pode se tornar um bom investimento para um objetivo futuro, vou citar alguns exemplos.

Primeiro, o gatilho da escassez, muito cuidado quando verem um reforço no anúncio que o produto ou serviço está acabando, isso gera em nossa mente um desejo de ter aquele item a qualquer custo, começamos a pensar que é algo raro, que ficar sem ele é perder uma grande oportunidade.

Segundo, Dan Ariely no seu livro: Previsivelmente Irracional, diz que, “o calor é bem mais quente do que percebemos”, o que ele quer dizer com isso? Em seu experimento, mesmo pessoas consideradas não emocionais quando colocadas em situação de alta excitação, tiveram ações irracionais. Trazendo para nosso dia a dia, vamos dar como exemplo os shoppings, as lojas costumam ter cheiros agradáveis, pessoas bonitas, cores atraentes, ambiente de total conforto, e isso nos vai levando ao calor da emoção, por isso que muitas vezes entramos pra comprar um objeto e saímos de lá com mais 2 ou 3.

Outra armadilha que devemos ficar de olho é o poder do preço, muitos produtos que comprovadamente têm o mesmo resultado, mas com marcas diferentes causam efeitos insanos em nossa mente, nos levando a comprar esse item que custa muito mais, somente porque nos foi apresentado como a melhor opção.

Com esses exemplos vemos que não existe almoço grátis. Devemos ficar atentos, e se mesmo assim, nos equivocarmos com decisões irracionais de consumo, podemos parar, ficar mais vigilantes e usar os recursos que temos disponíveis, como a tecnologia para pesquisas antes de qualquer compra. Salve seu orçamento!!!

Nos vemos na próxima quinta-feira!

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Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte