Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Apenas 3,5% das empresas no Brasil têm mulheres CEOs

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Análise feita pela BR Rating, agência de rating de governança corporativa, aponta que apenas 3,5% das empresas no Brasil têm mulheres CEOs. Foram analisadas 486 empresas: 59% nacionais e 41% multinacionais, com 200 a 10 mil colaboradores.

A baixa presença feminina também se faz presente em cargos de gerência (19%) e de diretoria (16%). Com relação ao quadro executivo, 42% das empresas contam apenas com homens, 56% têm ambos os gêneros ocupando essas vagas e apenas 2% têm somente mulheres. Na média, o total de cargos executivos preenchidos por elas é de 23%.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Outra barreira é a disparidade salarial. Em empresas de varejo, produtos de consumo e comunicação, o salário recebido pelas profissionais é, em média, 7,5% menos do que o recebido por eles. Em setores como mineração, siderurgia, metalurgia, construção civil e engenharia, a diferença vai para 23%.

Publicidade


“Se fizermos um novo levantamento em 2022, acredito que haverá mais mulheres em posição de comando. Elas já ocupam posições de destaque nos Conselhos de Administração”, afirma Ronald Bozza, sócio da BR Rating.

Publicidade

Atraia bons investimentos para índices futuros, opções e ações

O executivo destaca, ainda, que o mercado tem evoluído de forma lenta, e que a agenda ESG deve acelerar esse avanço. No entanto, é preciso olhar também para outros grupos sub-representados.

“A diversidade é um item importante na composição do modelo ESG. E quando digo diversidade, não me refiro apenas às mulheres, mas também aos LGBTQ+. Por que só homens e mulheres heterossexuais? Os outros grupos também têm inteligência e sagacidade empresarial para contribuir fortemente para o crescimento das corporações”, complementa.

Com informações da CNN Brasil e do Mercado & Consumo.

Movimento Mulher360

Movimento Mulher360

Referência no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino. Atuamos em 3 dimensões: fomento, sistematização e disseminação de conhecimentos e práticas com o objetivo de acelerar o avanço da equidade de gênero nas empresas e nas suas cadeias de valor.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.