Olá! Começamos 2024 em uma segunda lindona, pelo menos esse é o meu desejo pra hoje!

O primeiro dia do ano traz muitas reflexões sobre as ações do ano, esta primeira semana é importante para ponderar o que se espera e deseja para os próximos meses e, também, para reavaliar as condutas do último ano (especialmente sobre o uso do cartão de crédito, rs).

O mês de janeiro corresponde ao período que temos mais gastos já predefinidos além dos fixos, como por exemplo material escolar, matrícula e impostos; e, às vezes os sustos de nossa fatura do cartão de crédito devido as festas de final de ano, rs.

No entanto, não precisamos nos desesperar. Anotar as despesas e os valores de entrada nos dão uma visão ampla do que nos espera para os próximos meses, assim podemos elencar as possibilidades de descontos em algumas das despesas.

Todo começo de ano faço minhas listas de prioridades e de quais despesas eu posso abrir mão ou reduzir. São os ajustes que precisam ser realizados para que não comecemos em 2024, já aperreados.

Lembra da nossa revisão da lista de metas de 2023 (falei dela aqui), revisitar sempre é bom e nos ajuda a escolher o que ainda faz sentido em relação às nossas finanças em janeiro; afinal, não adianta construir metas que estão totalmente fora de nossa realidade (lembre-se pé no chão sempre).

Quando vou construir novos objetivos me pergunto como poderei executá-lo na conjuntura que tenho no momento do planejamento e ao longo do ano vou ajustando. Desse modo te deixo algumas perguntas que uso constantemente:

Algumas perguntas que irão te ajudar a pensar sobre seus objetivos/metas de 2024

  1. Isso é realmente importante para mim? (Não importa o que os outros digam, precisa fazer sentido para você)
  2. O que posso fazer hoje que me deixaria mais próximo desse objetivo?
  3. O que eu preciso mudar para que isso aconteça de maneira tranquila?
  4. Quais seriam as vinte coisas que posso fazer para tirar esse objetivo do papel? (é muito legal fazer essa lista de coisas, tenho sempre muitos insights)

Faça essas perguntas para todas as suas metas e objetivos (e vale para tudo, não somente para o que envolve finanças, viu?)

Desejo a você que 2024 seja de muito sucesso e tranquilidade!

Feliz ano novo!

Até breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte