A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou a produção brasileira de veículos em agosto; que atingiu 164,0 mil unidades, volume 21,9% menor que no mesmo mês de 2020. Comparada a julho/21, a produção foi 0,3% maior.

A queda na produção em relação ao ano passado ocorreu pela falta de semicondutores. Segundo a Anfavea, a produção está abaixo da demanda, com os estoques em níveis muito baixos devido a estes problemas de suprimento.

O volume produzido pela indústria automobilística é um importante indicador antecedente para as vendas no mercado interno dos fabricantes de veículos e autopeças (Marcopolo, Randon e Tupy), assim como as siderúrgicas (Usiminas, CSN e Gerdau).

Nos primeiros oito meses de 2021, a produção somou 1,5 milhão de veículos, quantidade 33,0% acima daquela verificada no mesmo período de 2020. Vale lembrar que a base no ano passado é fraca, dado que as montadoras ficaram fechadas em parte do primeiro semestre; por conta das medidas para combate à pandemia.

As vendas (licenciamentos) de veículos novos nacionais em junho foram de 149,5 mil unidades, 9,7% menor que no mesmo mês de 2020. No acumulado de oito meses em 2021, as vendas tiveram um crescimento de 22,3%, alcançando 1,3 milhão de veículos. Em relação ao mês anterior, as vendas em agosto caíram 1,0%.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte