A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove leilão de transmissão com 11 lotes de ativos, que serão leiloados em 3 diferentes blocos, compreendendo 1.959 km de linhas e subestações com capacidade de transformação de 6.420 mega-volt-ampères (MVA).

Ao todo, são estimados investimentos em torno de R$ 7,34 bilhões e geração de 14.881 empregos diretos.

Os empreendimentos que irão compor o leilão estão localizados em 9 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás; Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O prazo para início de operação comercial dos lotes varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

Devem participar do evento tanto grandes elétricas e “consolidadoras” da transmissão, quanto empresas menores, que costumam buscar ativos de menor complexidade.

Impacto: Positivo. É esperado que grandes elétricas e “consolidadoras” da transmissão participem do leilão, que engloba ativos localizados em 9 diferentes estados. As empresas vencedoras podem conseguir ampliar de forma relevante seus horizontes de atuação, destravando assim maior valor.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.