A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove leilão de transmissão com 11 lotes de ativos, que serão leiloados em 3 diferentes blocos, compreendendo 1.959 km de linhas e subestações com capacidade de transformação de 6.420 mega-volt-ampères (MVA).

Ao todo, são estimados investimentos em torno de R$ 7,34 bilhões e geração de 14.881 empregos diretos.

Os empreendimentos que irão compor o leilão estão localizados em 9 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás; Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O prazo para início de operação comercial dos lotes varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

Devem participar do evento tanto grandes elétricas e “consolidadoras” da transmissão, quanto empresas menores, que costumam buscar ativos de menor complexidade.

Impacto: Positivo. É esperado que grandes elétricas e “consolidadoras” da transmissão participem do leilão, que engloba ativos localizados em 9 diferentes estados. As empresas vencedoras podem conseguir ampliar de forma relevante seus horizontes de atuação, destravando assim maior valor.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte